Blog

Iogurtes com probióticos: como atuam?

iogurtes com probióticos

A busca por alimentação saudável vem conquistando públicos de todas as idades. O desejo de viver  mais e melhor estimula as pessoas a procurarem  produtos cada vez mais naturais, cujas propriedades beneficiam diretamente nosso organismo.

Se você é adepto desse estilo de vida, já deve ter ouvido falar em probióticos. Esses são microrganismos vivos que, quando ingeridos, facilitam a digestão e a absorção de nutrientes, o que ajuda a fortalecer a imunidade.

Se por um lado temos os probióticos com todos os benefícios que já conhecemos, por outro, temos o iogurte – alimento completo, nutritivo, rico em sais minerais e bactérias boas. Se separados eles já são incríveis, imagina quando combinados.

 

Iogurte para o seu dia a dia

O iogurte é uma delícia e todo mundo sabe disso. Mas além de saboroso, é fonte de fermentos que melhoram nossa digestão, auxiliando o organismo em várias situações.

Por ser derivado do leite, o alimento possui muito cálcio, que é fundamental para a saúde dos ossos. Para se ter uma ideia, 100 gramas de iogurte contêm aproximadamente 121mg de cálcio, o que é muita coisa.

Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B que atuam no metabolismo das proteínas, na produção de energia para o organismo e oxigenação das células.

Mas os benefícios não param por aí! O iogurte é naturalmente probiótico. Explicando: essa iguaria nada mais é que um leite fermentado. Isso é, as bactérias se alimentam da lactose e liberam ácido lático. É por meio desse processo que ele ganha o sabor azedo e a consistência característica do produto.

Para promover essa fermentação, o iogurte conta com os probióticos – bactérias que sobrevivem à acidez do estômago, chegando ao intestino vivas e prontas para contribuir para a saúde do organismo. Esses microrganismos também estão presentes nos leites fermentados e outros produtos lácteos ou não lácteos.

 

Leve uma vida mais leve

Iogurtes com probióticos têm uma função importantíssima: atuar diretamente no intestino. Quantas pessoas que a gente conhece que sofrem de prisão de ventre, vivem com a barriga inchada e vai ao banheiro muito de vez em quando?

Ninguém aguenta viver assim! O organismo começa a reter líquido, aparecem as dores abdominais, alteração no peso, cólicas, constipação, cansaço e fora o mau humor.  Isso acaba com a saúde e a alegria de qualquer um.

É aí que os alimentos probióticos entram. Pois eles fornecem muitas bactérias vivas ao intestino. Mas não são quaisquer bactérias, mas cepas especiais, como Lactobacillus bulgarius e o Streptococus thermophilus, que colaboram com a saúde digestiva.

Em linhas gerais, iogurte é alimento essencial para nos ajudar a acertar o reloginho do intestino, justamente porque é probiótico, ou seja, pró-bactérias boas que vivem ali no órgão.

Mas os benefícios dessa delícia não ficam por aí. O seu consumo diário alimenta, promove bem-estar e energia. As suas propriedades nutricionais melhoram a qualidade de vida ao atuar em outras frentes, como:

  • Combate a depressão e ansiedade;
  • Protege o sistema nervoso;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Fortalece os ossos;
  • Bom para o cabelo e pele;
  • Controla a pressão arterial;
  • Combate infecções;
  • Pode ser usado por quem tem intolerância a lactose.

E você está esperando o que para fazer uso de probióticos? A Apreciare tem todas as linhas de iogurtes e alimentos lácteos quem atendem às suas necessidades. Entre no nosso blog e obtenha mais informações.