Toda criança está em constante fase de crescimento, o que acende o alerta: o cuidado com a saúde deve começar desde os primeiros meses de vida, a partir da ingestão de alimentos corretos e nutritivos.
Vamos começar pelo começo: cada fase do desenvolvimento humano tem a sua particularidade e deve ser respeitada para uma boa construção física e mental, tornando-se aconselhável a ingestão do leite de vaca e seus derivados a partir de dois anos de idade. Sua composição, rica em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais, é imprescindível para uma boa nutrição.
Para facilitar a inclusão de novos sabores e texturas na alimentação infantil, o leite pode ser consumido através dos seus derivados, apresentados de várias maneiras gostosas e atrativas ao paladar infantil. O mais comum deles é o iogurte. Rico em cálcio, ele ajuda no crescimento da criança, contribuindo para a formação de ossos e dentes fortes e sadios.
Benefícios do consumo do iogurte na infância
São muitos os benefícios oferecidos pelo iogurte, principalmente na infância. Além de ser prático no consumo, o produto conserva características nutricionais do leite e pode ser complementado com frutas e cereais. Para completar, contribui no consumo de proteínas, tão importantes na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo.
O iogurte tem, na sua composição, importantes minerais que trabalham no retardamento do envelhecimento, no fortalecimento e crescimentos dos cabelos e no aumento da ação de enzimas que combatem os radicais livres.
Isso sem contar, é claro, com o batalhão de vitaminas que cada potinho carrega: B2 e B5, que ajudam a transformar os alimentos em energia; B9, importante no crescimento e divisão celular e funcionamento intestinal; e B12, essencial para o sistema nervoso e na formação das células vermelhas.
O cálcio participa de funções neuromusculares, previne e ajuda no tratamento de hipertensão – inclusive entre crianças. https://roksa.ch. Ele está presente, também, no processo de coagulação sanguínea, ajudando na cicatrização dos machucados.
Portanto, ao introduzir o iogurte no cardápio infantil, você está criando um rico hábito de consumo de diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, durante toda vida dos pequenos.
Dicas de consumo de iogurte para crianças
O iogurte pode ser consumido ao longo do dia, desde o café da manhã até o lanche da escola. Essa delícia combina com quase tudo e pode ser introduzido em diversas receitas.
A boa notícia é que o produto pode estar inserido na dieta infantil não só em sua versão de pote, mas como ingrediente para outros alimentos saudáveis e intensamente nutritivos. Ele pode ser usado, por exemplo, como molho nas saladas, substituindo a maionese. Também faz parte de preparos de pratos quentes e frios.
E, para aumentar seu valor nutricional, você pode a ele misturar frutas, granola e cereais, entre outras opções.
Assim, em pequenos lanches ou refeições mais elaboradas, o iogurte pode estar na mesa de forma atraente para adultos e, em especial, para as crianças. Para agradar o exigente paladar infantil, veja algumas dicas de comidas deliciosas que usam o iogurte no seu preparo:
- Bolo de iogurte
- Pão de forma
- Pudim de iogurte
- Vitamina de iogurte com frutas
- Shake de abacaxi com blueberries
Com as receitas em mãos, a tarefa vai ficar mais fácil. Para estimular as crianças, peça a ajuda delas na hora do preparo, o que torna a tentativa de alimentação saudável um evento bem divertido!
Alimento para toda a vida
Com tantos benefícios, essa fonte importante e versátil de nutrientes não pode ficar de fora do cardápio diário das crianças.
Para que sua sugestão seja aprovada pelo público, use a imaginação e abuse da combinação de sabores. Além de gostoso, ele auxilia a criançada rumo ao desenvolvimento, para que se tornem adultos saudáveis, cheios de energia e disposição para encarar qualquer desafio.