Quer saber quais são os alimentos ricos em proteínas? Confira nossa lista!

alimentos ricos em proteína

Quer saber quais são os alimentos ricos em proteínas? Confira nossa lista!

Desde cedo ouvimos falar que alimentos ricos em proteína são essenciais em nossa dieta, pois ajudam na manutenção do organismo. Mas você sabe o que isso significa?

As proteínas são moléculas orgânicas compostas por aminoácidos responsáveis pelo crescimento e reparação de tecidos. Isso quer dizer que elas fornecem material para construção e manutenção de todos os nossos órgãos.

Mas seu “trabalho” não para por aí: elas também ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores, anticorpos, na reposição de gasto energético das células e no transporte de substâncias para todo o corpo. Além, claro, de melhorar o metabolismo e a contração muscular.

Devido a tantos benefícios, a proteína tem se tornado a queridinha do mundo fitness. O diferencial para quem pratica atividades é o auxílio para um melhor desempenho nos exercícios.

Contudo, vale lembrar que existem dois tipos de proteína: a vegetal e a animal. A vegetal é considerada incompleta por ter carência de aminoácidos essenciais, ou seja, que o nosso organismo não consegue produzir. Já as proteínas de origem animal são completas e fornecem os aminoácidos necessários para a saúde e equilíbrio do nosso corpo.

Proteína para uma vida mais saudável

Para suprir a necessidade de proteínas no seu dia a dia, o ideal é que ela seja consumida em pelo menos três refeições. Você escolhe quando, já que proteínas podem ser inseridas no café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar ou nos intervalos entre uma refeição e outra.

Mas aí vem a pergunta que não quer calar: em quais alimentos é possível encontrar a tão recomendada proteína? A Apreciare vai te ajudar na identificação de alguns deles.

Proteína vegetal

Como já foi dito, a proteína vegetal é pobre em aminoácidos essenciais, mas também é muito importante. As pessoas adeptas ao veganismo, por exemplo, que não ingerem nenhum tipo de comida de origem animal em sua dieta, precisam muito da proteína vegetal.

Os alimentos em que ela aparece em maior quantidade são: são arroz, feijão, quinoa, grão de bico, soja, trigo, ervilha e sementes. Esses alimentos são excelentes para a saúde, pois contêm muita fibra e são pobres em gorduras.

Carne

As carnes são excelentes fontes de proteína e podem ser inseridas em diversos pratos. Contudo, a carne branca é a mais indicada, pois contém menos gordura que a vermelha.

Vale lembrar que o consumo desse alimento é relevante para a produção de queratina e colágeno.

Ovos

O ovo é outro alimento com boa fonte desse nutriente, capaz de fornecer cerca de 4 a 5 gramas de proteína por unidade.

Laticínios

O leite e seus derivados, como queijo e iogurtes, são considerados alimentos completos. Isso porque são compostos por partes praticamente iguais de proteínas, gorduras e carboidratos.

Iogurtes, coalhadas, skyr e kefir são deliciosos e fazem um bem enorme para a saúde. Além de serem super práticos, eles cabem em várias situações: café da manhã, lanche no meio da tarde, no pós-treino e até em receitas de bolos.

Os iogurtes, por exemplo, possuem muita proteína e oferecem inúmeros benefícios para o organismo. Afinal, esse alimento nada mais é que a mistura de “bactérias boas”. Quando ingeridas, diminuem o espaço de bactérias indesejadas no intestino.

A eficiência do iogurte é conhecida por todos, principalmente por melhorar o funcionamento intestinal. É uma boa fonte de cálcio, combate infecções, e também é bom para o cabelo e a pele.

De quebra, controla a fome.

Iogurte com ainda mais proteína? Existe!

Se o iogurte convencional, rico em proteína, já oferece muitos benefícios, imagine o produto turbinado com a substância!

O +Whey da Apreciare é um excelente exemplo de que tudo o que é bom pode ficar ainda melhor – e continuar saudável. Nossa linha de contém uma carga extra de proteínas, sendo ideal para quem deseja uma alimentação mais nutritiva.

O iogurte com Whey Protein é bastante recomendado para quem pratica exercícios físicos, já que ajuda a recuperar os músculos e facilita o ganho de massa magra.

Como você pode ver, consumir proteínas através dos lácteos é muito mais gostoso. Já está triste porque tem alguma restrição alimentar e não pode com iogurtes? Relaxa! A Apreciare possui as versões zero lactose, zero gordura e zero açúcar para te dar proteínas sem causar outros problemas.

Conte com a gente para ter uma vida mais saudável e cheia de benefícios!