Blog

Segredos do Mountain Bike: entrevista com o Dr. Christian

segredos do mountain bike

A prática de exercícios físicos é recomendada diariamente pelos médicos. Entre os benefícios desse hábito estão a melhoria e regularização do sono, conservação de uma boa postura e definição e crescimento dos músculos.

Além disso, os exercícios são essenciais para evitar o sedentarismo e prevenir pressão alta e outras doenças cardíacas, além de diabetes e obesidade. Ademais, a prática também colabora no controle de colesterol e hipertensão.

Até aí, tudo bem. Mas qual é a relação entre o esporte e a medicina? Será que todo mundo pode praticar as mesmas atividades? Como saber se o resultado do esforço está dentro do esperado?

Para tirar essas – e muitas outras – dúvidas, fomos bater um papo com quem entende de ambos os assuntos. O cardiologista e esportista Cristian Drummond, do canal Segredos do Mountain Bike, falou com exclusividade à Apreciare e deu dicas preciosas a respeito dos principais benefícios da prática esportiva.

Veja, abaixo, a íntegra da nossa conversa com o atleta.

 

Dr. Cristian, sabemos que, além de médico, você ama pedalar. O que carrega da sua visão como médico para o esporte que pratica?

Há treze anos, eu estava em um congresso de cardiologia onde foi apresentado uma pesquisa que mostrava que homens com cintura acima de 102 centímetros e índice de massa corporal acima de 30 perdiam em média 16,7 anos de vida. Eu já acompanhava pacientes com 70, 80 anos, dentro dessa condição, e quando comecei a estudar mais a fundo sobre os riscos do sedentarismo, me percebi não querendo estar nessa situação de risco.

Talvez porque a saúde venha de forma gratuita, muitas pessoas ignoram a necessidade de desenvolver os cuidados acerca dela. Ainda há quem não acredite o quanto os hábitos ruins podem abreviar a vida, enquanto os bons podem estendê-la em diversos contextos. Mesmo que a medicina esteja aí para servir à humanidade, é muito importante que as pessoas assumam o protagonismo e a responsabilidade de cuidar da própria saúde.

Assim, como médico, eu acho que é preciso melhorar a saúde e, como atleta, é preciso melhorar a performance. Felizmente encontro na bicicleta e no pedal a ferramenta necessária para equilibrar esses dois fatores, e o que faço no canal é levar esse conhecimento adiante, esperando que ele possa entusiasmar cada vez mais gente.

 

Para quem está começando, quais são as dicas e orientações que você sugere, tanto quanto médico como atleta?

Partindo do ponto de vista da saúde, a principal orientação é fazer um check up antes de se aventurar em modalidades que exigem mais do corpo, como a bicicleta ou uma corrida. É só pensar: quando a gente vai viajar de carro, a gente faz uma revisão; se vamos “viajar com o nosso corpo”, é preciso que fazer revisões periódicas.

Para quem está “liberado” pelo médico a seguir no esporte, o passo seguinte é focar na consistência da prática de atividades. O mais importante, no início, é ter resistência para criar um fluxo adequado de exercícios. No caso específico da bicicleta, isso implica em pedalar pelo menos quatro vezes por semana, quarenta minutos a cada vez, alternando entre exercícios de intensidade moderada e elevada.

Vale lembrar que, hoje em dia, a atividade física é recomendada de forma mais intensa do que no passado. Assim, quem está saudável e pode praticar exercícios de alta performance, não deve se poupar.

 

Quais os benefícios do esporte para a saúde das pessoas?

O valor do esporte na vida das pessoas é quase incalculável. É interessante como vivemos buscando ferramentas para prolongar a qualidade de vida e a juventude, dentre alimentos, suplementos, até magia, alquimia e simpatia, e nos esquecemos de olhar para o básico. Não existe nada no planeta Terra que seja tão benéfico à saúde quanto o exercício físico.

Para se ter noção, existe um fenômeno pouco falado entre os jovens, chamado de sarcopenia, que significa que, dos 30 aos 60 anos, a gente perde 70% da força das pernas. Somente o treinamento físico é capaz de retardar a curva de perda de massa muscular.

Além de que, o exercício diminui o risco cardiovascular de forma absurda. A gente está em uma pandemia de coronavírus e, só de infarto, no Brasil, morrem mil pessoas por dia. Nos Estados Unidos, morrem cerca de 2500 pessoas por dia de doença cardiovascular.

Praticar atividades reduz a mortalidade cardiovascular, reduz a incidência de diabetes, de mais de cinco tipos de câncer e aumenta a força muscular.

Por isso, o esporte assume tantas melhorias na vida humana que é realmente impossível calcular seu benefício – e olha que nem falamos, ainda, no bem estar mental, emocional, reforço da auto afirmação, auto responsabilidade e autoconfiança.

Tudo isso é benefício do esporte.

 

Quais cuidados as pessoas devem ter antes de se iniciar especificamente no ciclismo?

Como eu disse antes, é imprescindível fazer um check-up para ser “liberado”, pelo médico, a praticar o ciclismo. Quem nunca fez um exame de sangue, nunca olhou o colesterol, nunca fez um eletrocardiograma precisa fazer, como se essa fosse a “revisão da pessoa” antes de subir na bike.

Outro ponto importante é em relação ao condicionamento físico, que precisa estar em dia. A bicicleta é uma forma excelente de movimentar o corpo, mas que demanda preparo físico. É essencial que a preparação para essa modalidade seja progressiva.

Minha dica é: não tente dar um passo maior que a perna. Começar pedalando por meia hora, cinco vezes por semana, é muito melhor do que pedalar três horas no final de semana – isso, inclusive, diminui o risco de sofrer um problema cardíaco durante o exercício.

Além desses cuidados, é preciso investir em equipamentos de segurança (capacete, luvas, sapatilha, óculos), além de uma bicicleta em boas condições de uso e que não te deixe na mão.

 

Se, depois de todos os anos de prática de ciclismo e prática médica, você pudesse escolher um grande segredo do Mountain Bike para melhorar desempenho e performance, qual seria?

Para mim, é praticar o ciclismo com prazer e felicidade. Quando penso no esporte, penso em longa vida. Qual é a minha meta? Pedalar para sempre.

Conheço muita gente que começou a treinar muito e se desenvolveu muito bem, mas não sentia a alegria de pedalar. O grande segredo do Mountain Bike, então, é transpor tudo de bom que você tem no esporte para a sua vida e acreditar que a bike, ou qualquer outra modalidade, é uma forma de tornar a existência melhor.

____

Como vimos com o Dr. Cristian, o esporte é agente fundamental para manter a qualidade de vida e a felicidade em dia. E, juntamente com a prática de exercícios, uma rotina alimentar de qualidade é indispensável para pensarmos a vida a longo prazo.

Por isso, opte por uma dieta saudável antes, durante e depois da prática da atividade física. Alguns alimentos, como o iogurte, são essenciais no cardápio, por serem nutritivos e ricos em cálcio.

Quer praticar esportes e melhorar sua saúde? Mantenha o foco no treinamento e conte com a Apreciare para melhorar cada vez mais a sua alimentação. 🙂