Como estabelecer uma rotina alimentar saudável?

Rotina alimentar saudável

Como estabelecer uma rotina alimentar saudável?

Uma alimentação saudável é essencial para que o organismo funcione de forma equilibrada e correta. Na prática, devemos consumir macro e micronutrientes diariamente. A boa notícia é que existem formas fáceis de incluir todos os elementos de uma dieta balanceada nas principais refeições do dia.

Uma rotina alimentar saudável melhora o sistema imunológico, o trânsito intestinal, a qualidade do sono, o humor e pode, também, contribuir para perda de peso – caso o objetivo seja, de fato, emagrecer. Além disso, uma boa alimentação é essencial em casos de gravidez e amamentação, pois ajuda no bom desenvolvimento do bebê.

É comum encontrarmos um excesso de informações relacionadas a alimentação, que vira e mexe nos causa confusão quanto a qual dieta seguir, por quanto tempo e o que pode ou não pode comer nunca. No olho do furacão, as pessoas acabam não ingerindo todos os nutrientes para manter a saúde em dia.

 

Nutrientes essenciais para uma alimentação saudável

O grupo dos nutrientes se divide em dois subgrupos: o de macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, gorduras boas e proteínas, como o pão, massas, abacate, oleaginosas e carnes. Já a família dos micronutrientes é formada por vitaminas e minerais encontrados em verduras, legumes e frutas.

Em geral, os macronutrientes fornecem energia para o organismo e, no caso dos carboidratos, evita que as proteínas presentes nos tecidos sem utilizadas na produção de energia.

As gorduras boas protegem os órgãos de lesões, mantêm a temperatura corporal, contribuem para a sensação de saciedade e ajudam na absorção de outras vitaminas. As proteínas, por sua vez, são essenciais para a constituição das células, crescimento e reparação dos tecidos e composição dos anticorpos presentes no sistema imunológico.

Já os micronutrientes são necessários ao organismo em uma quantidade menor, se compararmos à nossa necessidade de macronutrientes. Eles têm como função principal facilitar as reações químicas do organismo – como, por exemplo, a síntese de vitaminas essenciais para a realização das funções celulares e bom funcionamento metabólico.

Cada alimento tem sua carga de vitaminas. A vitamina C, por exemplo, está presente em frutas cítricas. Já as vitaminas A, D, E e K se encontram em produtos lácteos e vegetais de folhas verdes.

Dentre os minerais indispensáveis para manter a saúde em dia podemos citar a presença de cálcio, ferro, potássio e zinco. O ferro previne a anemia e é bom para o coração. Já o cálcio é o principal aliado dos ossos e dentes.

 

Como ter uma alimentação saudável?

O segredo para uma alimentação saudável é seguir uma dieta equilibrada. Assim, é mais fácil obter todos os nutrientes em proporções adequadas. O resultado é o correto funcionamento do organismo.

Para atingir esse objetivo, é essencial que exista variedade de fontes de macro e micronutrientes durante as refeições. Além de ser necessário controlar a quantidade e a qualidade do que é consumido, saber a origem dos alimentos é uma boa forma de conquistar uma rotina de hábitos alimentares, já que procedência é tudo.

Para te ajudar a estabelecer uma rotina de alimentação saudável, aqui estão algumas dicas:

 

Consuma alimentos saudáveis

Isso é óbvio, mas é importante ressaltar que manter a geladeira ou a dispensa apenas com produtos saudáveis evita a tentação de ingerir alimentos cheios de açúcar, sódio e conservantes. Deixe de fora do carrinho de compras os super industrializados, congelados, refrigerantes e doces.

 

Preste atenção no que está comendo

Uma dica para comer melhor – e até emagrecer – é se dedicar inteiramente à refeição, sem se distrair com televisão, celular ou outro aparato. Com isso, você presta atenção no que está ingerindo, mastiga bem e come devagar.

Prestar atenção ao prato faz toda a diferença, já que a sensação de saciedade aumenta e, por isso, você tem menos chance de comer além do necessário.

 

Beba água

O consumo de água também aumenta a sensação de saciedade e hidratada o corpo inteiro – até mesmo as partes externas, como pele e cabelos. Além disso, melhora o funcionamento intestinal e ajuda no transporte de vitaminas pelo organismo.

O ideal é beber dois litros de água por dia. Caso você seja da turma dos que se “esquecem” de beber água, tenha sempre uma garrafinha ao lado e procure meios de se lembrar desse importante elemento da nossa sobrevivência.

 

Inclua alimentos lácteos na dieta

A ingestão de leite e derivados contribui para formar a massa óssea do organismo e evitar doenças dos ossos, como a osteoporose. Além de ser fonte de cálcio, o produto derivado do leite possui vitaminas A, D, E e proteínas em quase todas as suas composições.

Ou seja, alimentos como iogurte e queijos podem ser considerados um pacote completo de nutrição – ou quase isso. 😉

 

Quer começar a sua nova rotina alimentar do jeito certo – e com muito sabor? A Apreciare conta com diversos produtos lácteos que atendem a diversos gostos e necessidades nutricionais. Nossas linhas contêm produtos proteinados, triplo zero (sem adição de açúcar, zero gordura e zero lactose), fermentados, requeijão, queijo Quark e muitos outros.

É só experimentar e se surpreender. 😉