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5 estratégias de lojas físicas para vender mais na pandemia

loja física

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças comerciais em quase todo o mundo. Infelizmente, para muitos pequenos e médios empresários, as consequências dos meses de baixo movimento resultaram em seu fechamento por tempo indeterminado.

Quem conseguiu resistir teve de se reinventar e criar estratégias para manter a saúde financeira do negócio em tempos de crise. Mesmo com o afrouxamento das medidas de isolamento social em quase todo o país, a recomendação ainda é para que as pessoas permaneçam em casa o máximo que puderem.

Em um cenário de incerteza, como o que estamos vivendo, é preciso fazer ainda mais que o habitual para manter o faturamento e, ao mesmo tempo, garantir a saúde de clientes e colaboradores. Por isso, separamos algumas dicas de estratégias para auxiliar o lojista a vender mais na pandemia. Fique de olho!

 

  1. Otimizar os serviços de entrega a domicílio

Por mais que as pessoas se sintam um pouco mais seguras e confortáveis em sair de casa para fazer suas compras, é preciso oferecer opções de entrega para quem ainda não deseja visitar a loja. Portanto, ter um canal que facilite o contato com o comércio e a escolha dos produtos de modo claro e intuitivo é fundamental para aumentar as vendas a distância.

Outro ponto de atenção é o oferecimento de uma segurança maior para quem opta ir ao mercado, mas não pode levar todos os volumes para casa. Os idosos, por exemplo, encontram dificuldades em carregar todas as sacolas até o carro e, em tempos de pandemia, o ideal é reduzir ao máximo o contato entre as pessoas, principalmente pertencentes ao grupo de risco.

Nesse caso, se possível, ofereça serviços de entrega das compras e possibilite a saída do comprador o mais rápido possível da loja. Quando as compras terminarem e o valor for registrado, o cliente pode ir embora e, em pouco tempo, as compras chegam em seu endereço com máxima segurança e higienização devidas.

 

  1. Equipar-se para garantir a segurança mínima

O uso de máscaras é obrigatório em quase todo território nacional – e garantir que dentro da loja os visitantes e funcionários também usem o objeto é fundamental para a proteção da saúde e diminuição das chances de contaminação.

Um ambiente limpo e higienizado, sem dúvidas, será a primeira opção de compra dos clientes. Para que os visitantes sintam-se protegidos e escolham o comércio local, ofereça equipamentos de esterilização das mãos e objetos, como a disponibilização de álcool em gel na entrada da loja.

Alguns lugares também têm oferecido pedaços de papel toalha com álcool para limpeza dos carrinhos e, ainda, luvas descartáveis para que os clientes façam suas compras com mais tranquilidade.

 

  1. Deixar frutas e verduras pré-embaladas

Em tempos de pandemia, tudo o que puder ser colocado em prática para agilizar a estadia do cliente dentro da loja deve ser feito. Com menos pessoas circulando, menor é o risco de contaminação da doença e mais rápido poderemos nos ver livres do vírus.

Deixar frutas e verduras pré-embaladas, além de colaborar com a proteção dos próprios produtos, também agiliza a seleção dos itens. Ao escolher o que levar, é normal que as pessoas toquem os legumes, o que aumenta os riscos de contágio, já que outras pessoas também tocarão o mesmo alimento.

Protegê-los aumenta a sensação de que o estabelecimento se preocupa com a segurança dos clientes e, consequentemente, passa a ser mais visitado por compradores.

 

  1. Gerenciar estoques para evitar gargalos

Mantenha-se atento ao gerenciamento do estoque e evite o entrocamento de produtos, que podem perder a validade e trazer prejuízos ao estabelecimento. Como boa estratégia para atrair o público, coloque-os em oferta ou como brinde, mas não permita que sejam perdidos nos estoques.

O fornecimento de alguns produtos também foi prejudicado nessa época, o que requer maior atenção às baixas. Não esperar que o produto chegue ao fim para fazer novos pedidos é importante para garantir o fornecimento diário aos clientes.

 

  1. Continue inovando na exposição dos produtos

Gôndolas bem distribuídas e chamativas comprovadamente conseguem atrair mais compradores, principalmente ao lerem avisos de promoções. Os empresários precisam se manter criativos para aumentar as vendas em seu comércio.

Inovar não se trata de realizar investimentos altos ou depender da tecnologia, mas ofertar soluções práticas às necessidades dos clientes. Cada uma das estratégias citadas aqui podem ser colocadas em prática de modo inovador – e ninguém melhor para executar essa tarefa do que quem está na linha de frente e convive diariamente com os compradores.

Por isso, pergunte à equipe e aos clientes o que eles gostariam que fosse implementado na loja para trazer mais conforto e segurança na hora das compras, organize as bancadas e expositores e modo a facilitar a localização dos produtos, sempre do modo mais atrativo possível.

Para inspirar você a colocar em prática as estratégias que vão lhe fazer vender mais, no blog da Apreciare preparamos um conteúdo contando as tendências para lojas físicas na pandemia. Aproveite a leitura e continue lucrando!