A loja física precisa oferecer vantagens que justifiquem a saída de casa do consumidor, já que ele poderia optar por comprar tudo pela internet. Portanto, para quem deseja manter o fluxo de vendas e aumentá-las, deixar seu comércio o mais atrativo possível é o novo dever dos comerciantes daqui por diante.
Não basta ser um lugar agradável e bem decorado, é preciso ser funcional e proporcionar a melhor experiência de compra para os consumidores. Pense que há dois tipos de pessoas entrando em seu mercado, o que deseja passar algumas horas fazendo as compras do mês e o que está à procura de um único produto para ir embora o quanto antes.
Depois da chegada da Covid-19, o estilo de compras mudou em quase todos os setores do comércio. Agora, as pessoas desejam – ou, pelo menos, deveriam – voltar para a casa o quanto antes, evitando os riscos de contaminação. Ainda, estimular compras rápidas também pode ser um fator positivo para os comércios que tiveram redução de pessoal.
Por outro lado, a compra de produtos por impulso aumentou, devido a preocupação em ter de sair de casa várias vezes. Encher as dispensas tem sido prioridade para quem está de quarentena. Esse é o momento certo para o lojista oferecer boas condições de compra, facilitando a localização nas gôndolas, por exemplo.
Mais agilidade na operação
Você já sabe quais os itens mais comprados, principalmente quando se tem um número maior de pessoas em casa. Diante desse cenário, é esperado que as pessoas precisem mais de produtos de limpeza, papel higiênico e alimentos para cozinhar refeições mais simples, como macarrão e arroz.
A estratégia utilizada em muitos supermercados e que tem apresentado bons resultados é expor, logo na entrada, os produtos essenciais para quem fica bastante tempo dentro de casa, seja sozinho ou com a família. Assim, é possível que as pessoas encontrem com mais rapidez o que precisam e sintam-se confortáveis em saber que podem comprar e sair da loja rapidamente.
Outro fator que faz alguns comércios serem priorizados, é a percepção de limpeza do lugar. Em tempos em que pessoas e objetos podem ser vetores de transmissão da doença, prezar pela limpeza, desinfetando a loja com mais afinco, é importante para garantir a segurança de clientes e colaboradores.
Segurança para todos
Engana-se quem pensa que protocolos de segurança podem afastar consumidores. Ao contrário, quanto maior o rigor de higiene do supermercado, mais visitas o ambiente terá para compras. Alguns lugares adotaram medidas inovadoras e bastante úteis, que tem garantido a confiança dos clientes no comércio local.
Ações eficientes têm garantido a diminuição do risco de contaminação, como limitação de número máximo de pessoas dentro do mercado, aferição da temperatura corporal e álcool em gel à disposição de todos para limpeza das mãos e carrinho de compras. O uso de máscara como obrigatório logo na entrada também é uma garantia extra e reforça os cuidados com a saúde de funcionários e clientes.
Outros lugares foram além, de acordo com suas possibilidades de investimento, e adquiriram câmaras sanitizadoras. Basicamente, as câmaras são túneis de limpeza de carrinhos, alimentos e produtos ainda empacotados. Assim, existe uma garantia maior de que suas compras não irão levar o vírus embora com você.
Menos visitas ao ponto de venda, mais compras eficientes
Apesar da diminuição da frequência de compras em supermercados, a quantidade de itens não diminuiu. Justamente pela tentativa de visitar menos vezes a loja, o consumidor tende a levar um pouco mais do que precisa, fazendo uma única compra que dure, ao menos, a semana toda.
Algumas pesquisas no Sul do país mostraram que a maioria das pessoas tem preferido ir ao supermercado semanalmente ou quinzenalmente. Apenas uma minoria ainda aposta em visitas diárias. Tudo isso tem acontecido em adaptação à realidade trazida pela Covid-19 em todo o mundo.
Há os que preferem ficar apenas em casa, longe dos riscos de contaminação. Nesses casos, as compras online funcionam como opção às idas ao mercado. Os negócios que se adaptaram à modalidade de compras pela internet, puderam garantir certa estabilidade no faturamento da empresa enquanto aguardam o fim da crise causada pela pandemia.
Mesmo com o risco de sair, a maioria dos consumidores ainda preferem ir ao supermercado por conta própria. Para atender bem a esse público, tente seguir as dicas deixadas aqui, cuidando da proteção da saúde de todos os presentes no seu comércio.
Os fornecedores também têm feito seu papel antes de entregarem os produtos para serem vendidos nos supermercados. A preocupação com a segurança alimentar parte dos mais diversos setores. Confira mais detalhes sobre o assunto aqui, no Blog da Apreciare.