A qualidade de vida está relacionada aos bons hábitos noturnos. Em nosso país, quase 54% da população brasileira fez queixas de insônia e aproximadamente 43% afirmou que o cansaço é presente durante o dia, segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira do Sono.
O que nem todo mundo sabe é que, em alguns casos, a dificuldade para pegar no sono está diretamente ligada à alimentação. Alguns alimentos, como a cafeína e a pimenta, são considerados estimulantes – e acabam tirando o sono de quem quer descansar.
E não é só você que pode estar tendo dificuldades para dormir: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% das pessoas dormem mal e manifestam alguma das 80 síndromes (sim, são muitas!) listadas na Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono.
Para entender o organismo na hora de dormir, é interessante conhecer as fases que compõem o ciclo do sono, que se divide em quatro momentos:
Fase 1: sono leve
A fase 1 do sono se inicia no momento em que fechamos os olhos e o corpo começa a pegar no sono. Nessa fase, ainda é possível acordar facilmente, caso haja o estímulo. Ela dura aproximadamente 10 minutos.
Fase 2: sono leve
Essa fase é caracterizada pelo relaxamento do corpo. Nela, o organismo já está dormindo, mas a mente ainda não. Com isso, a pessoa pode acordar facilmente com barulhos ou luzes.
A fase 2 dura por volta de 20 minutos.
Fase 3: sono profundo
Nesta fase, os músculos relaxam completamente e o corpo já não é tão sensível aos estímulos externos, como movimentos e barulhos. Na fase 3, a mente já está desligada; então, não existem sonhos.
Essa é uma fase importante para a reparação corporal de pequenas lesões que apareceram durante o dia.
Fase 4: sono REM
O sono REM é a última fase do ciclo do sono. Ela dura por volta de 10 minutos e geralmente tem início 90 minutos após a pessoa adormecer. É caracterizada pelo movimento rápido dos olhos, aumento dos batimentos cardíacos e surgimento dos sonhos.
É também na fase 4 que há a aparição de um distúrbio do sono conhecido como sonambulismo. Em alguns casos, a pessoa pode se levantar, andar pela casa e até mesmo conversar. relaxinfo.ch. Tudo isso sem acordar.
Só passa pelas quatro fases do sono quem tem um adormecer saudável. E, se existem os alimentos que prejudicam o sono, também existem aqueles que ajudam a melhorar nosso índice dorminhoco.
Vamos a eles!
Alimentos que ajudam no sono
Atenção, insones – ou pessoas que têm algum dos demais 79 distúrbios do sono! Existem alimentos que ajudam o corpo a produzir melatonina, o hormônio do sono, naturalmente.
Separamos alguns dos muitos que podem te ajudar a elevar os níveis de qualidade do seu sono daqui pra frente.
Folhas verdes
Couve, alface e espinafre, por exemplo, possuem nutrientes essenciais ao funcionamento do metabolismo e realização da produção de melatonina. As folhas verdes ajudam na hora de relaxar os músculos e, como consequência, a pessoa dorme melhor.
Camomila
A maioria das pessoas já ouviu que o chá de camomila ajuda a melhorar o sono, além de acalmar os nervos. Mas você sabe porque isso é verdadeiro?
As folhas desse chá ajudam o organismo a elevar seus níveis de glicina, sedativo leve que ajuda no alívio dos nervos, e assim, relaxa os músculos. O sono tranquilo é certeiro!
Iogurte
A falta de cálcio no organismo pode ser uma das causas das noites mal dormidas. E, como bebidas de origem láctea são excelentes para a absorção desse mineral, elas são muito indicadas a quem tem distúrbios do sono. Além do leite quente, outra maneira de combater esses problemas é ingerir iogurtes e colocá-los em sua rotina alimentar.
E os intolerantes à lactose podem ficar tranquilos, porque algumas marcas – principalmente a Apreciare! – tem uma linha zero lactose para quem quer dormir melhor e tranquilo.
Se contar carneirinhos não está mais adiantando, que tal dar uma olhadinha em quantas anda a sua dieta? Às vezes, a mudança de alguns hábitos pode ser excelente na sua rotina de sono.
Ainda não temos folhas verdes ou camomila, mas, se precisar de uma ajudinha com os melhores iogurtes do mundo para descansar com mais facilidade – e ter um excelente próximo dia, conte com a gente. 😉