Como combater distúrbios do sono com produtos lácteos

Como combater distúrbios do sono com produtos lácteos

Já ouviu falar que, dentre muitas outras ocorrências, a gente cresce durante o sono? Ou você já viu alguém espichando bem na sua frente? 😉

Pois é. Dormir bem é um dos pilares fundamentais de uma vida saudável e se equipara aos benefícios de ter uma dieta equilibrada, assim como os de praticar exercícios físicos regularmente. Aliás, assim como comer bem e praticar atividades, dormir regularmente e, no mínimo, oito horas por dia é a solução para inúmeros obstáculos que encontramos na nossa rotina.

Uma boa noite de sono está diretamente relacionada à saúde mental, física e, também, à qualidade de vida. Afinal, é durante o sono que o corpo recarrega as energias, fortalece o sistema imunológico, equilibra a produção de hormônios e estabiliza o metabolismo.

Parece bom demais para ser verdade? No nosso país, infelizmente, é. Por aqui, 45% da população brasileira dorme mal e 52% das pessoas acorda cansada, conforme aponta a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia (SBNC). São várias as causas que podem prejudicar a qualidade do sono, a maioria parte da rotina de muita gente: insônia, ansiedade, estresse e as preocupações diárias são alguns dos muitos itens que podem influenciar diretamente em como a gente dorme.

E, sim, o que a gente come – principalmente antes de ir pra cama – também é um fator decisivo para a qualidade do sono.

Quem quer dormir bem bebe lácteos

Você provavelmente já experimentou os efeitos de uma noite mal dormida no dia seguinte: sonolência, cansaço, mal humor, irritabilidade e baixo rendimento profissional, nos estudos e até mesmo nos treinos fazem parte de uma lista que pode ser imensa. Seja esse um acontecimento esporádico ou recorrente em seu dia a dia, pequenas mudanças podem ajudá-lo a ter um sono de qualidade.

Por exemplo: beber uma bebida láctea. Lembra daquele conselho da sua avó em que ela te recomendava beber um copo de leite antes de dormir? Ela estava certa, e provavelmente, só não te deu a opção de tomar um iogurte Apreciare porque ainda não existíamos na sua infância. Não que você seja velho/a, a gente é que ainda é criança! ;p

Brincadeiras à parte, saiba que, nesse caso, a sabedoria popular tem comprovação científica.

Uma das dicas que te promete um sono reparador está relacionada a ingestão de produtos lácteos antes de dormir. O leite, além de rico em proteínas é fonte abundante de triptofano, um aminoácido que sintetiza a produção da melatonina.

A melatonina, por sua vez, é conhecida como o hormônio do sono, sendo responsável pela regulação do ciclo circadiano. Além disso, o triptofano também se converte em um neurotransmissor conhecido como seratonina, que propicia sensação de relaxamento e bem estar.

O aminoácido ainda reduz os sintomas de fadiga, o que possibilita melhor desempenho nos treinos, favorecendo  a hipertrofia. O triptofano não é produzido pelo organismo e precisa ser fornecido pela alimentação ou por suplementação.

Com um iogurte por dia, no lanche da tarde ou noite, você ajudará seu corpo a produzir as substâncias necessárias para dormir bem. E, dormindo bem, você acaba evitando uma série de problemas modernos, como depressão, ansiedade e síndromes relacionadas ao estresse.

Bom, agora você já tem mais um bom motivo para consumir os iogurtes Apreciare. Mais eficiente do que contar carneirinhos, somos uma alternativa para que sua noite seja reparadora.

Se você tem dificuldades para dormir, ou não consegue atingir um estágio de sono profundo, converse com um nutricionista antes de recorrer a medicações tarja preta que podem te prejudicar com efeitos colaterais indesejados. Quem sabe ele não adiciona um iogurte Apreciare em sua ceia?

Se precisar de ajuda para ter boas noites, pode contar com a gente!