Difícil imaginar que o mundo iria passar por um turbilhão de acontecimentos em pleno 2020. Mas aconteceu. Devido à pandemia do novo coronavírus, pessoas se isolaram em suas casas, estabelecimentos comerciais foram fechados temporariamente e diversos setores da indústria passaram a funcionar em escala mínima.
Podemos dizer que esse seria o fim de micro e pequenos negócios, se não fosse pelo e-commerce. Afinal, o ambiente digital foi o único “lugar imune” em meio a tantas manifestações de perigo. E, por mais que muitas empresas não estivessem preparadas para abraçar essa modalidade de vendas, a receita não podia parar.
Com um pouco de planejamento e tecnologia, marcas e produtos têm chegado até os seus consumidores por meio do e-commerce. O objetivo é “transferir” para o digital a loja física, fazendo com que os pedidos e as entregas sejam facilitados e o cliente não precise sair de casa para realizar as compras.
A intenção não é substituir a loja física pela loja virtual, mas ter o recurso tecnológico como aliado – não só em 2020, mas de agora em diante.
Vendas on-line para todos os segmentos
Por mais que o momento seja de contenção de custos, há sempre alguém precisando de algo, certo? A roda do consumo não para, principalmente no setor de alimentos. Em outras palavras, as lojas físicas podem estar de portas fechadas, mas a demanda continua.
O pulo do gato foi descobrir como solidificar a oferta com tantas restrições. Nesse contexto, o e-commerce é, indiscutivelmente, a melhor saída.
Na verdade, o e-commerce, ou “loja virtual”, já é uma ferramenta utilizada por vários segmentos, há anos. Contudo, ganhou ainda mais força no período de pandemia, com o objetivo de facilitar a vida do cliente e mantê-lo seguro. O motivo: quem tinha receio de explorar esse tipo de iniciativa, passou a não ter escolhas. O e-commerce é uma estratégia que dá certo, desde que seja conduzida de forma consciente.
Imagine o cenário: todo mundo em casa, precisando comprar produtos, mas, por falta de atitude e visão comercial, sua empresa começa a perder vendas, enquanto os concorrentes continuam estáveis. Em um cenário de instabilidade, não é sábio perder oportunidades por medo de abraçar novas técnicas, principalmente se o objetivo é manter uma relação mais próxima com o consumidor.
Pense em um cliente que costuma comprar lácteos toda semana. Ele vai à loja, escolhe leite, iogurtes do sabor de sua preferência, coalhada e outros produtos. Mesmo que o mundo lá fora esteja meio esquisito, dentro de casa seu consumo de leite, iogurte, coalhada e tantos outros itens continua. Se uma loja não se reinventa, encontrando formas de continuar atendendo a essa pessoa, ela vai migrar para quem oferece soluções imediatas.
O que você precisa saber para montar seu e-commerce
A gente sabe que não tá fácil pra ninguém, mas não é hora de desanimar! Muito pelo contrário: o momento é de enxergar outras perspectivas para o seu negócio e aproveitar a oportunidade de faturar.
O primeiro passo é entender que as formas de consumo estão mudando rapidamente, e isso não é necessariamente ruim. As pessoas continuam fazendo suas compras online por vários motivos: comodidade, mudança no perfil do consumidor, atendimento mais tranquilo e personalizado…
Além disso, no e-commerce o cliente pode aproveitar as promoções tanto quanto na loja física. É só investir em um bom marketing digital para fazer com que a notícia se espalhe.
Vale lembrar que o próprio comportamento dos clientes se alterou radicalmente em 2020. Pessoas que já tinham o hábito de fazer compras on-line apenas reforçaram o costume durante o isolamento social. Contudo, aqueles que eram mais resistentes, ligados ao “jeito tradicional”, estão conseguindo se adaptar muito bem ao e-commerce para garantir o abastecimento da sua residência.
De acordo com o Sebrae, as visitas a sites de alimentos saudáveis, vitaminas e higiene aumentaram 11% em 2020. Isso resultou em um crescimento de 27% nas vendas, mesmo em tempos de recessão.
Isso é muito positivo, principalmente se o lojista trabalha com marcas reconhecidas e protocolos de segurança bem delineados. Se você ainda não sabe como fazer parte desse grupo de comerciantes que já estão surfando no mundo digital, veja algumas estratégias que separamos para alavancar o seu e-commerce.
Não se esqueça também que:
Comunicação é a base de tudo
Seus clientes precisam saber que você possui um novo formato de vendas. Por isso, investigue e veja a melhor forma dessa notícia chegar até eles.
Criar canais de venda é preciso
As plataformas de e-commerce são as mais apropriadas para vender os produtos da sua loja, incluindo as linhas da Apreciare! Por isso, tenha no seu estoque os lácteos mais pedidos pelos seus clientes e cadastre-os no site e redes sociais.
Não se esqueça que nem todo mundo ainda é familiarizado com vendas por aplicativos. Por isso, criar uma logística de atendimento de pedidos por telefone pode ser bem interessante.
Quanto mais canais você tiver, mais o público saberá do seu e-commerce.
Criatividade é a palavra-chave
Mais que um produto, sua loja também representa marcas. Por isso, é importante fazer parcerias com as empresas, montar uma página bacana com os itens e oferecer algo a mais. Estamos falando de descontos, promoções e receitas com os ingredientes que têm a melhor saída.
O e-commerce pode salvar sua loja física!
Entrar em um ambiente desconhecido é desafiador, mas talvez seja a única saída para que o negócio prospere em tempos de crise. Nesse contexto, o e-commerce tem salvado muitos empresários e negócios de pequeno, médio ou grande porte. A boa notícia é que, como a tecnologia está sempre se aprimorando, fica cada vez mais fácil criar lojas virtuais para todos os tipos de serviço.
Vale lembrar que uma coisa é certa: de nada adianta investir em plataformas, redes de distribuição e promoções se o produto ofertado não for de qualidade. Tenha em mente que o valor do seu negócio não está apenas no faturamento, mas no quão satisfeitos os seus clientes estão.
A Apreciare quer caminhar contigo nesse desafio! Nossos produtos são essenciais à saúde, têm qualidade comprovada e podem agregar muito valor ao seu ponto de venda, físico ou virtual. Por isso, conte com a gente no abastecimento do seu (e-)comércio.