Pré-treino: o que comer?

O que comer no pré-treino

Pré-treino: o que comer?

Se você pratica alguma atividade física regularmente é provável que já tenha notado a diferença entre se exercitar após uma refeição balanceada e em jejum. Seja na caminhada, nos exercícios aeróbicos ou na musculação, se exercitar em jejum pode ocasionar sintomas como tontura, náusea, visão turva e até mesmo desmaios.

Não comer antes do treino afeta seu desempenho, fazendo com que você se canse mais facilmente ou possa sentir algum mal-estar relacionado à hipoglicemia (queda do nível de açúcar no sangue). No entanto, se exercitar imediatamente após um lanche ou refeição também pode ocasionar certo desconforto.

Isso ocorre porque, após se alimentar, grande parte do fluxo sanguíneo se concentra no estômago e intestino para possibilitar a digestão. Durante o treino, o esforço muscular também demanda energia e, portanto, maior intensidade de fluxo sanguíneo no interior do músculo que sofre contração. Neste processo, como o músculo está sendo exercitado, a prioridade do organismo passa a ser irrigá-lo de sangue.

Com isso, a digestão é interrompida, caracterizando o que chamamos de congestão. Para evitar esse quadro basta se atentar à antecedência da alimentação pré-treino e ao que você consome nessa ocasião.

Nutricionistas recomendam que a alimentação pré-treino seja realizada em até trinta minutos antes do início o exercício. Além disso, eles também nos orientam a dar preferência a alimentos de alto índice glicêmico, quanto mais próximo o lanche estiver o horário do treino.

Dicas para arrasar no lanche pré-treino 

Independente da hora do dia em que o exercício vai ocorrer, é importante que o pré-treino concilie um carboidrato de fácil digestão com uma fonte de proteína. As proteínas são agentes essenciais na construção muscular (hipertrofia).

Se você se exercita logo depois de acordar e não consegue ter apetite para se alimentar adequadamente no café da manhã, por exemplo, a sugestão é tomar uma vitamina com leite, banana e aveia ou optar por um iogurte com cereais.

O iogurte de Kefir da Apreciare é uma ótima opção, pois maximiza o rendimento físico, uma vez que potencializa a absorção de glicose pelas células musculares.

Além da alimentação pré-treino, a refeição após a atividade também é de suma importância para recuperar as reservas de energia dos músculos. Você sabia que o iogurte também é um bom aliado no pós-treino? Essa solução deliciosa pode deixar sua vida ativa ainda mais interessante!

Escolha a Apreciare para fazer parte do seu cardápio, seja no pré-treino, no pós-treino ou em qualquer ocasião em que queira degustar um iogurte de sabor incomparável. Apreciar a vida com coisas boas é sempre bem mais divertido.