Apreciare | Diferenças entre produtos light e diet
16583
post-template-default,single,single-post,postid-16583,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Diferenças entre produtos light e diet

mão segurando fita métrica

Diferenças entre produtos light e diet

Só quem já teve uma dieta prescrita pro um nutricionista sabe que existem mais diferenças entre o light e o diet do que supõe a nossa vã filosofia… pra completar, nesse pacote todo ainda entrou o conceito de zero açúcar – bandeira que a Apreciare levanta em muitas linhas para dar uma mãozinha a quem está com alimentações restritivas.

Mas, afinal, o que é que significa cada uma dessas coisas e como elas podem ajudar alguém a alcançar seus objetivos, como a perda de peso ou o controle de açúcar no sangue?

Parece pergunta-manchete de Globo Repórter, mas não precisa esperar até o programa ir ao ar para saber a resposta. 😉

Veja agora mesmo um resumão sobre esses conceitos e faça suas próximas compras com muito mais conhecimento e consciência:

Produtos diet

O selo de “diet” é um dos mais antigos da indústria alimentícia brasileira. Ele surgiu, basicamente, para dar opções a pessoas que tem bastante restrição no consumo de açúcar, como os diabéticos.

Não é que quem não pode com açúcar está liberado a quebrar a banca em um alimento diet, mas ele realmente representa taxas reduzidas de açúcar, carboidratos, sal, lactose ou gordura (no caso em que cada um desses elementos se aplica dentro da tabela do alimento).

Contudo, não vá achando que, por isso, o produto diet tem menos calorias: alguns conseguem ser, inclusive, bem mais calóricos do que as versões “normais” do mesmo produto. No caso dos chocolates, por exemplo, ainda que a taxa de açúcar seja reduzida no diet, as calorias são praticamente as mesmas. Por isso, esse selo dificilmente se encaixa em dietas sem restrições cujo único objetivo é emagrecer.

Produtos light

requeijão light apreciare

Esse selo vem pra pegar no laço a pessoa que realmente quer notar alguma diferença na balança, já que só é dado a alimentos que tenham, pelo menos, 25% de redução em um ou mais componentes de sua receita em relação ao mesmo produto em sua forma original.

A diminuição pode dizer respeito ao sódio, colesterol e outros itens do check list do emagrecimento, mas principalmente a açúcares e gorduras. Portanto, seu índice calórico tende a ser bem mais baixo que os coleguinhas de prateleira que não têm esse selo.

Produtos Zero Açúcar

Quando você estiver passeando pelo supermercado e perceber um produto com o selinho de “zero açúcar”, pode saber: é zero açúcar mesmo. Se o alimento for baseado em uma matéria-prima com açúcar próprio, como as frutas, isso significa que não há adição de açúcar na fórmula, além da própria frutose.

Portanto, se um diabético precisar comprar algo e ficar entre a versão diet e a zero açúcar, pode consumir o zero açúcar sem medo de errar.

Dos três selos, esse é o mais abrangente, pois um mesmo produto pode ter zero açúcar, zero gordura, zero sódio, zero lactose… só não pode ter zero sabor, senão não vai servir para nada! ;p

Ainda está confuso?

Não fique: vá até seu nutricionista e peça a ele uma ajudinha para aprender a ler os selos e, principalmente, os rótulos. Quando estamos em dietas que não tem componentes restritivos por conta de limitações corporais (caso do açúcar para os diabéticos ou de lactose/proteínas do leite para intolerantes e alérgicos), a diferença entre os conceitos não vai causar grandes consequências.

Mas, se o corpo pede um cuidado maior, devido a doenças que tornam as opções limitadas, ter conhecimento do que significa cada um desses conceitos é essencial para que você não consuma produtos que realmente te farão muito mal.

Lembre-se que nós, da Apreciare, estamos aqui para te dar o máximo de sabor em nossos produtos mesmo quando usamos os selos “zero gordura”, “zero açúcar” e “zero lactose”, mas te incentivamos a, na dúvida, sempre recorrer primeiro ao seu médico ou nutricionista.