Como fugir das tentações do fim de ano? - Apreciare
16804
post-template-default,single,single-post,postid-16804,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Como fugir das tentações do fim de ano?

Como fugir das tentações do fim de ano?

Final de ano é uma época difícil para quem gosta de ter uma alimentação mais saudável. Muita comida saborosa, mas bem calórica. No entanto, é difícil resistir à tentação dos pavês, panetones, rabanadas, bolos, farofas e tantas outras delícias que invadem as mesas dos brasileiros.

Além do natal e ano novo, o fim de ano é um período de muitos encontros de confraternização: amigo oculto, encontro com amigos, festa da empresa, reunião com familiares e outras pessoas queridas… Com tanta gente junta, o que não pode faltar é comida e bebida.

Por mais que a gente tente, é complicado se fazer de santo perto de tanto pecado. ;p

As coisas gostosas parecem estar por todos os lados, pedindo para serem devoradas. Contudo, toda essa comilança faz com que o esforço de um ano inteiro, de reeducação alimentar e atividades físicas, ameace estar perdido em apenas alguns dias.

Por mais deliciosas que essas comidas sejam, não podemos nos esquecer que elas contêm muito açúcar e gordura, sendo, em sua maioria, bem calóricas.

Desanimou? Não faça isso ainda!

E se a gente te contar que é possível aproveitar as festas de dezembro, se alimentar bem e, ainda, estar em paz com a balança? Se você não quer correr o risco de ganhar alguns quilinhos a mais, veja as dicas que preparamos para evitar as tentações.

Não pule as refeições

Só de saber a variedade de comida que terá à noite, muita gente acaba pulando as refeições para compensar os exageros cometidos ou que ainda vai cometer. Isso é um grande erro!

O ideal é tomar um café da manhã mais leve, com sucos, torradas e iogurtes.  Almoce normalmente, sem se esquecer das proteínas que irão manter a saciedade por mais tempo. Se ficar sem comer para guardar a fome para mais tarde, pode exagerar na quantidade e, ainda, ceder a todas as tentações que estiverem no cardápio.

Faça substituições

Você não precisa deixar de comer tudo que é oferecido na ceia ou em outro evento, mas, sempre que possível, faça substituições. Elas ajudam a manter o foco na dieta e você ainda estará se divertindo e participando da festa como os demais convidados. Uma das alternativas é trocar as carnes vermelhas por carnes brancas, que são menos calóricas, como peixes, frango e peru.

Caso você seja o anfitrião, aproveite para colocar toda sua criatividade em prática. No aperitivo, por exemplo, não utilize embutidos, mas nozes, castanhas, pistaches e amêndoas, que são fontes de gorduras boas e auxiliam no controle do colesterol.

Já no quesito bebida, substituir o refrigerante por sucos de uva integral ou blueberry é uma ótima opção, já que eles, além de saudáveis, são fontes de antioxidantes.

Por fim, a tão sonhada sobremesa! Muitos esperam o ano inteiro para saborear os típicos doces de natal. O problema é quando o sabor traz, de presente, um tantão de calorias… aí, o jeito, é substituir sem perder a qualidade.

Por exemplo: a rabanada, que geralmente é frita, pode dar lugar à assada. Uma salada de fruta sempre é uma boa pedida, e ainda ajuda na digestão dos alimentos consumidos anteriormente.

Outra boa opção para servir de sobremesa ou no café da manhã é o bolo de iogurte. Ele é fofinho, gostoso e muito saudável.

Beba mais água

Por mais que você resista, às vezes é difícil ceder às muitas tentações de fim de ano. Além da questão calórica, ainda há o consumo exagerado de sódio, presente embutidos e nas carnes já temperadas como o tender.

A consequência dessa comilança é acordar com a aparência inchada no dia seguinte.

Sendo assim, água é sempre bem-vinda!

Vale lembrar que o período de natal no Brasil é uma época que faz muito calor, sendo necessário redobrar a ingestão de líquidos. No entanto, nem todo mundo toma água com facilidade, por isso seria interessante variar com água de coco ou aromatizada com rodelas de frutas cítricas.

Muitos pratos preparados para as festas de fim de ano são tradicionais e algumas  receitas acompanham as famílias há muitas gerações. Você não precisa ser deselegante e se negar a comer as iguarias oferecidas na ceia: desde que seja com moderação, tá tudo certo!

Para além da comida, as festas de natal e ano novo são ótimas oportunidades para rever amigos e parentes, abraçar pessoas queridas, brincar, conversar e desejar o que há de melhor para todos que você ama.

E você, como pretende fugir das tentações de fim de ano? Tem alguma dica? Conta para gente!