Benefícios da coalhada - Apreciare
16870
post-template-default,single,single-post,postid-16870,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Benefícios da coalhada

Benefícios da coalhada

A coalhada é uma forma deliciosa de consumir o leite. Normalmente produzida com o auxílio da enzima quimosina, que auxilia na fermentação do leite, é resultado de um processo químico que separa a parte sólida coagulada do leite da parte líquida, ou soro.

Na parte solida, de aspecto gelatinoso e sabor mais ácido, são encontradas gorduras, proteínas e minerais. No soro do leite encontramos proteínas com alto valor de aminoácidos.

De fácil digestão e nutritiva, a coalhada Apreciare é regularmente introduzida no cardápio elaborado para quem quer perder peso, o que leva muitas pessoas a acreditar que ela tem poderes de emagrecimento.

Por mais que seja adequada às dietas restritivas, fazer emagrecer não é, nem de longe, o principal benefício desse alimento. Rica em proteínas, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitamina B12, a coalhada traz benefícios para a pele, para o funcionamento do intestino e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) do organismo.

Contribuição para saúde

Como vimos, além de ser um alimento gostoso e funcional, a coalhada ainda atua diretamente no bem estar de quem sofre com determinados problemas de saúde. Por exemplo: quem tem incômodos intestinais sabe como seu consumo ajuda no processo digestivo e, mantendo uma boa flora intestinal, consegue-se fortalecer o sistema imunológico.

Outra vantagem ao consumir o alimento é fortalecimento dos ossos e dentes, já que ele é rico em cálcio e fósforo, o que contribui para prevenir doenças como a osteoporose e artrite. O colesterol também é tratado com seu consumo, uma vez que a coalhada ajuda a combater sua formação nas artérias, cuidando da saúde do coração e ajudando a diminuir os riscos de pressão alta.

Além de tudo isso, o cálcio encontrado na coalhada também colabora pra evitar a formação de cortisol no organismo.

O cortisol, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins, é responsável por ajudar o organismo a controlar o stress e reduzir inflamações, dentre outras funções importantes. Com o excesso do hormônio no corpo, a sensação de ansiedade aumenta e, com ela, o consumo de alimentos, o que pode causar, dentre outros incômodos, o ganho de peso.

Ainda que já pareça extensa, a lista dos motivos para usar a coalhada nas refeições não para por aqui. Por exemplo: é intolerante a lactose? Sem problemas! A lactose encontrada no leite se transforma em ácido lático na coalhada, tornando sua digestão mais fácil. Porém, em casos extremos de intolerância à lactose, é aconselhável fazer um teste para ter a certeza de que o alimento não fará mal.

Por fim, por ser rica fonte de zinco e vitamina E, pode ser utilizada, também, em receitas caseiras para cuidar da pele e do cabelo, ajudando a combater a caspa e revitalizando os fios.

Coalhada já!

Já vimos que o consumo regular da coalhada pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças. Os benefícios vão desde equilibrar e recuperar a flora intestinal até a prevenção do crescimento de micro-organismos patogênicos e agentes causadores de doenças. Ela pode ajudar a diminuir o risco de infarto e, por ser rica em cálcio, é bastante indicada para crianças e pessoas com deficiência desse nutriente.

Para desfrutar bem todos esses benefícios, existem diversas formas de prepará-la. A coalhada pode ser servida como acompanhamento, tempero, refresco ou base para outros pratos, sendo usada em refeições salgadas ou doces, no café da manhã ou qualquer outra refeição do dia.

Para melhor aproveitar todos esses benefícios, o importante é associar seu uso a uma rotina de vida saudável.

Procure a orientação de um bom nutricionista ou médico antes de fazer qualquer mudança drástica na alimentação, já que o acompanhamento profissional vai garantir que ocorra, no organismo, a absorção correta de todos os componentes da coalhada.

E você, já usa a coalhada na rotina e tem uma receita especial para nos indicar? Deixe um comentário!