O iogurte é um alimento que podemos chamar de… completo. Por ser derivado do leite, ele é nutritivo, rico em vitaminas e minerais, como o cálcio, magnésio e potássio. Esse alimento faz parte das refeições dos brasileiros não só pelo sabor, mas, também, pelos benefícios que ele carrega.
Além de toda essa carga de nutrientes, o iogurte é um probiótico que atua diretamente na flora intestinal, ajudando no seu funcionamento e evitando problemas que deixam a gente de mau humor, como a constipação. Além de resolver essa pequena chatice intestinal, ele ajuda no fortalecimento dos ossos, aumenta a imunidade e auxilia no processo de emagrecimento, entre outras melhorias para a saúde.
Pessoas um pouco mais velhas devem se lembrar que, há alguns anos, não existia tanta variedade de iogurte nos supermercados. Era só o tradicional, e pronto. Hoje, diversos tipos do alimento estão à disposição dos consumidores, mas deixando-os um pouco confusos em relação ao que cada tipo traz de diferente.
Para saber se entende o que compra, responda à pergunta: você está consumindo o iogurte mais indicado para a sua saúde e/ou perfil?
Se a resposta for “não”, ou “não sei”, esse texto é pra você.
Iogurte Natural
Obtido da fermentação do leite por bactérias, não tem adição de qualquer outro ingrediente a não ser os das substâncias vindas do próprio leite, como vitaminas, proteínas, minerais e microorganismos vivos essenciais para o funcionamento do nosso corpo.
O iogurte natural possui consistência mais firme e sabor suave, podendo ser consumido puro, misturado a frutas ou na preparação de molhos para saladas e recheios.
Iogurte Desnatado
O iogurte desnatado dispõe dos mesmos benefícios que o natural, com a vantagem de ser menos calórico e ter bem menos gordura, sendo indicado para quem está no processo de emagrecimento – ou quer entrar nele.
Iogurte Grego
Nos últimos anos o iogurte grego se tornou bastante popular, levando muitas pessoas a consumi-lo devido à cremosidade e sabor mais acentuado. Assim como o natural, ele contém alta concentração de proteínas, mas, também, uma quantidade maior de açúcar e gordura, podendo ser complementado com calda de frutas. É muito utilizado em lanches e sobremesas.
Iogurte Zero lactose
O iogurte zero lactose é recomendado para quem tem intolerância a essa substância. O alimento é feito com leite de vaca e a lactose é transformada em ácido lático.
Se você é intolerante e vir esse selo no rótulo, pode confiar.
Iogurte Zero açúcar
Eles são mais indicados para pessoas diabéticas ou que estão fazendo controle de peso. Esses iogurtes contêm sabores e são livres de açúcar, sendo adoçados com edulcorantes artificiais.
Iogurte saborizado
Esses são aqueles potinhos ou garrafinhas coloridas da Apreciare que você vê no supermercado, geralmente de morango e outras frutas. Para que o iogurte tenha um sabor especial, é adicionada a ele uma mistura natural de frutas ou aromatizante artificial.
Por isso, é importante estar atento ao rótulo da embalagem e procurar consumir o que for mais natural.
Skyr
Conhecido como iogurte da Islândia, onde é muito popular, o Skyr já coleciona adeptos no Brasil. Elaborado com leite desnatado, tem como característica a alta consistência e cremosidade.
Sua produção requer de três a quatro vezes mais leite que um iogurte grego, resultando em um alimento riquíssimo em nutrientes. Se você quer emagrecer o Skyr é a opção ideal, pois age como um inibidor de apetite. Ele também é indicado para pessoas que sofrem com problemas intestinais e ajuda a aliviar os sintomas de algumas alergias, já que fortalece o sistema imunológico.
Kefir
O Kefir é o resultado da fermentação do leite com grãos de kefir, que são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose. Embora seja pouco conhecido pelos brasileiros, é um alimento antigo e um probiótico natural.
O Kefir é considerado um superalimento e sua ingestão diária pode trazer uma série de vantagens, ajudando nos processos metabólicos, imunológicos e circulatórios. Devido à sua versatilidade, pode ser consumido no acompanhamento de frutas e saladas, colocado em vitaminas e molhos e em receitas de sorvetes, sopas e pães.
Viu quantos tipos de iogurtes existem e quantas vantagens eles podem trazer para a nossa vida? O recomendado é procurar um nutricionista para saber qual deles é o mais indicado para a sua dieta.
Depois da consulta, conte com a Apreciare! Temos todas as linhas de iogurtes e alimentos lácteos que atendem perfeitamente às suas necessidades nutricionais.
E, pra finalizar, a gente quer saber: de qual iogurte você mais gosta?