A saúde nunca foi tão valorizada e evidenciada como em 2020 – e, infelizmente, por causa de um vírus que trancou todo mundo em casa. O lado bom dessa confusão, se é que podemos chamar assim, é que nos atentamos ainda mais às mudanças de vida necessárias e que melhoram o nosso bem-estar.
A pandemia mexeu com todas as estruturas possíveis da nossa sociedade. Além dos obstáculos econômicos e sociais, a doença também nos fez rever nossas condições físicas, psicológicas e emocionais.
Ficamos todos muito vulneráveis e receosos de enfrentar um vírus desconhecido, perigoso e sem tratamento – e, no ano passado, sem vacina. Claro que o isolamento social e o medo desse cenário acabam baixando a nossa imunidade, trazendo efeitos colaterais como estresse, ansiedade e outros tipos de doença.
Em 2021, começamos bem a caminhada com a notícia da chegada da vacina. E, cá entre nós, ainda bem que, além da ciência, a criatividade e a capacidade de adaptação do ser humano são fantásticas. Isso tudo faz com que a gente entenda a dinâmica das novas situações e crie novas tendências de vacina durante a jornada.
Mais bem-estar para 2021
Se pudermos tirar algo de bom dessa pandemia é justamente a valorização da saúde e do bem-estar que falamos ali em cima. Hoje vemos, com nitidez, que cuidar da mente e do corpo não tem preço. Portanto, cuidados constantes são indispensáveis.
Pensando nisso, separamos as principais tendências de saúde para 2021 para você se inspirar e adotar a partir de agora:
Exercícios em casa
Não é segredo para ninguém que a atividade física faz bem para o corpo e para a mente, em qualquer idade.
Quem tem costume de fazer exercícios regularmente sofreu muito na pandemia, com as academias fechadas e o receio de utilizar espaços públicos. Mas, aí, veio a luz no fim do túnel: muitas pessoas começaram a se exercitar em casa, mesmo.
E não é que essa moda pegou?
Hoje muitos professores de educação física e academias aderiram à aula online, que faz o aluno se exercitar na segurança da sua casa. A prática promete se sustentar mesmo após a vacina, já que muita gente vai querer otimizar o tempo de deslocamento que usava, antes, para ir ao local de treino.
Meditação
O isolamento social, a tensão e as incertezas do que está por vir fez muita gente descobrir a meditação. A prática, tradicionalíssima em países orientais, ainda é pouco comum entre os brasileiros – mas quem já testou comprova resultados extraordinários.
Trata-se de uma técnica ancestral, de origem oriental, que desenvolve habilidades como concentração, tranquilidade, relaxamento e foco no presente. A prática, que pode ser feita a distância (até mesmo por aplicativo!), deixa a pessoa mais calma, confiante e com mais facilidade de desenvolver pensamentos mais positivos.
Terapia online
A pandemia mudou os rumos de muitos tratamentos, incluindo as terapias. Em um momento em que a emoção e os nervos ficam à flor da pele, buscar ajuda especializada é a coisa mais sensata a se fazer.
Com o vírus circulando, muitos terapeutas migraram para o atendimento online, com o objetivo de não colocar ninguém em risco e o aval do conselho nacional de psicologia. O atendimento é o mesmo, mudando apenas o ambiente e indo do físico para o virtual.
No entanto, é imprescindível que você tenha um lugar em casa para se isolar, sentindo-se confortável para falar com seu terapeuta sem intervenções externas.
Mudança na alimentação
Ficar doente na pandemia, nem pensar! Nunca é uma boa hora para procurar um hospital, e, nos últimos meses, muito menos.
Para evitar esse tipo de acontecimento, muita gente procurou alimentos que reforçam a imunidade. É importante, nesse momento, aumentar a ingestão de produtos que protegem nosso organismo de uma série de doenças.
Assim, a procura por frutas cítricas, gengibre, vegetais verdes escuros, castanha-do-pará e iogurte, dentre outros alimentos saudáveis, tem aumentado bastante.
Puxando um pouco a sardinha (ou o potinho) para o nosso lado, vale a pena destacar o iogurte. Esse alimento, mega completo, é fonte cálcio e rico em probióticos, que são bactérias boas, ideais para o funcionamento do intestino. Em outras palavras, o iogurte ajuda na regulagem do intestino e contribui consideravelmente para o aumento da imunidade.
Uma alimentação balanceada e colorida é muito eficaz para aumentar o sistema de defesa do organismo contra os diversos vírus que nos cercam. Além disso, mesmo quando ficamos doentes, a recuperação plena também depende do que comemos, e em que quantidade comemos.
Com saúde não se brinca! Nós da Apreciare temos muita preocupação com o bem-estar dos nossos consumidores. Por isso, sempre abordamos assuntos relacionados ao tema com o intuito incentivar uma vida saudável e alertar para os perigos alimentares.
Se você quer saber mais novidades, visite nosso blog e não se esqueça de procurar um nutrólogo ou nutricionista para colocar sua rotina alimentar em dia.