A cada dia chegam notícias de países que já começaram a retomar antigas rotinas depois de uma quarentena mais rígida. Com elas, um misto de sentimentos entra em cena.
Enquanto alguns querem urgentemente sair pelas ruas, interagir com outras pessoas e compensar as centenas de horas perdidas dentro de casa, outros estão menos afoitos – e até mesmo receosos.
Será que estamos prontos?
Quando o inimigo é um vírus altamente contagioso, cuja solução passa por uma mudança de comportamento coletiva, precisamos ter a saúde e o equilíbrio emocional como nossas principais ferramentas.
E sim, os especialistas já estão falando isso há muito tempo. A diferença é que reunimos algumas dessas lições em um mesmo lugar para mostrar como elas estão conectadas e serão fundamentais no nosso pós-quarenta.
Confira:
Planeje sua alimentação com inteligência
Os supermercados, padarias e outros estabelecimentos que vendem alimentos continuaram abertos e sua rede de distribuição não foi consideravelmente abalada. Ainda assim, muitas pessoas optaram por estocar quantidades exageradas de mantimentos.
O momento era de incerteza, é claro, e a intenção de diminuir as saídas de casa também era genuína.
Mas esse comportamento aumentou as incertezas, gerou especulações de preços e até mesmo desperdícios, já que algumas pessoas estocam mais do que poderiam consumir.
Então, qual lição fica? Precisamos nos planejar, com base na racionalidade, para organizar as demandas de alimentação da família.
Qual o consumo semanal? Quais serão as receitas da semana seguinte? Qual oferta é compatível com o estilo de vida da família?
Planejar o consumo é uma forma de diminuir a quantidade de vezes em que é preciso ir ao supermercado, eliminar as despesas com itens supérfluos e expor de forma clara o padrão alimentar. Por exemplo: será que vocês estão alimentando de forma saudável? Essa organização vai ajudar a descobrir a resposta – e promover mudanças positivas.
Cuide da saúde e equilíbrio do corpo
Além de repensar a alimentação da família, a quarentena também nos ensinou que precisamos cuidar da nossa saúde e equilíbrio mental.
O organismo pede energia. Ele precisa de proteínas saudáveis e alimentos funcionais, mas também demanda atividade física para suprir suas necessidades de movimento e se manter forte.
Por isso, uma das lições que aprendemos na quarentena é: seu corpo é um instrumento que precisa ser cuidado com alimentação, exercícios físicos e mentais.
Repense sua interação com o ambiente
Os brasileiros sempre puderam se orgulhar de ser um povo afetuoso, de amizade fácil. Isso nos fez seres carinhosos, que se comunicam pelo toque.
Com a necessidade de isolamento, no entanto, esse comportamento precisou sofrer algumas adaptações. Se, antes, levávamos hidratante e protetores solares nas bolsas, agora eles têm a companhia do frasco de álcool em gel e porta-máscara.
Dessa forma, aprendemos novas formas de mostrar afeto, como o famoso sorriso nos olhos. Também internalizamos que é preciso analisar a necessidade do toque, nada de ir tocando em todas as frutas do supermercado se não for comprá-las, não é mesmo?
O isolamento social, e o que vem depois dele, nos obriga a repensar a forma de interagir com o meio ambiente e as pessoas. E está tudo bem; afinal de contas, é o momento de buscar equilíbrio: podemos ser carinhosos e, ao mesmo tempo, precavidos com a saúde de todos.
Máscaras, álcool em gel e luvas não devem representar imagens negativas, de uma situação triste, e, sim, demonstrar que nossa sociedade é consciente e sabe que suas ações individuais de proteção à saúde podem contribuir para o bem coletivo.
Valorize os momentos com pessoas queridas
O isolamento social também nos fez sentir saudades. Muitas. Percebemos que estar com pessoas queridas é, de fato, um presente do universo e, que, no capítulo seguinte, esses momentos podem deixar de existir.
Por isso, é essencial valorizar cada segundo perto das pessoas que amamos, permitir que elas façam a diferença em nossas vidas e também nos tornarmos agentes de mudanças para elas.
Além disso, precisamos ser generosos com nossa saúde e equilíbrio emocional. Quer algumas dicas para um corpo e mente sã? Então leia um artigo gostoso que preparamos para lidar com suas emoções e sentimentos durante a quarentena