Blog

Imunidade baixa? Saiba quais alimentos são importantes para você!

imunidade baixa

A pandemia do novo coronavírus trouxe mais que o isolamento social. Além de ficar em casa para se proteger da contaminação, a gente sabe que essa solução, mais que necessária, prejudica muito o nosso bem estar.

A falta de convivência com as pessoas, o distanciamento em lugares públicos e a suspensão de atividades físicas e de lazer mexem muito com a cabeça e, consequentemente, com a imunidade.

Frequentemente vemos pessoas reclamando de problemas de saúde, desânimo, estresse e ansiedade. Tudo isso tem a ver com o momento em que vivemos, que enfraquece o sistema de defesa do organismo e abre espaço para o surgimento de muitas doenças.

O sistema imunológico é o responsável por evitar que substâncias estranhas afetem a saúde dos órgãos. Ele funciona como uma barreira de proteção. Mas, quando estamos em momentos de tensão ou de fragilidade emocional, a imunidade não corresponde, baixando a defesa e permitindo que uma série de doenças se instalem.

De forma geral, podem surgir sintomas e sinais como:

  • Cansaço frequente;
  • Queda acentuada de cabelo;
  • Infecções recorrentes;
  • Manchas vermelhas e brancas na pele;
  • Náuseas e vômitos;
  • Unhas fracas;
  • Sono constante;
  • Dores abdominais;
  • Doenças que demoram a passar;
  • Dores no corpo.

 

Como melhorar a imunidade em época de pandemia

A situação da Covid-19 é algo real, que tem assustado pessoas do mundo inteiro. A comunidade científica tem trabalhado bastante para conter o avanço do vírus, pesquisando novas drogas e avançando na vacinação. Cabe a nós, como indivíduos, fazer a nossa parte. Isso é, cumprir as diretrizes da OMS, ficando em casa e utilizando máscara ao sair, e, mais do que nunca, cuidar da nossa saúde.

Para evitar a exposição do sistema imunológico a diversos tipos de doença, o melhor a fazer é reforçar a alimentação. Sim: comer bem pode fazer toda a diferença no sistema de defesa do organismo.

Já ouviu aquela frase “você é o que come”? Isso quer dizer que tudo que você ingere vai influenciar no desempenho do seu corpo. xprague. É pensando nisso que a Apreciare traz alguns alimentos que podem ajudar a manter a imunidade elevada:

 

Frutas Cítricas

Rica em vitamina C, frutas cítricas como laranja, limão, kiwi e mexerica também são ótimas fontes de fibras. Além de favorecer o sistema gastrointestinal, elas estimulam o combate a infecções, pois contêm propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na imunidade e defesa do corpo.

 

Gengibre

O gengibre é uma raiz de gosto forte muito utilizada na composição de saladas, sucos e molhos. Em sua composição, contém um elemento chamado gingerol, potente antioxidante e responsável por combater os radicais livres.

Além disso, o alimento contém propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam a dar um up nas barreiras de imunidade.

 

Couve

A couve também é uma boa opção para aumentar a imunidade. O vegetal possui uma variedade de vitaminas e minerais. Rico em vitaminas A e C, fibras, cálcio e ferro, ele age em vários microssistemas do corpo, como sangue e ossos, combatendo doenças como anemia e osteoporose e ajudando no aumento da imunidade.

 

Iogurte

O iogurte é um alimento delicioso e completo. Rico em cálcio, proteínas, carboidratos, vitaminas A, B, B2, B3, B6, B12, C e D, potássio, fósforo, magnésio, zinco e ferro, ele ajuda no processo de emagrecimento, fortalece os ossos e melhora a imunidade.

Trata-se de um alimento fermentado com lactobacilos, as famosas “bactérias boas”, que auxiliam no desenvolvimento do intestino, atuam no combate a doenças infecciosas e inflamatórias, melhoram o humor e protegem o sistema nervoso.

A gente entende que o momento é de muita tensão e ansiedade, mas é preciso se cuidar para passar pela turbulência e chegar do outro lado forte e saudável. E você está esperando o que para começar a fazer uso de produtos que aumentam a sua imunidade?

 

Entre no site da Apreciare e veja as opções deliciosas de alimentos saudáveis para o seu dia a dia.