Blog

Doença de Crohn: saiba como conviver com o diagnóstico

doença de crohn

Se você sente ou já sentiu desconforto intestinal, saiba que esse inconveniente é mais comum do que a gente pensa. As razões para isso também podem ser bem variadas: descontrole alimentar, excesso de álcool, viroses e intolerância alimentícia, como lactose e glúten.

Mas se o problema for insistente e recorrente, é bom ficar de olho e procurar logo um médico. Em casos mais extremos, pode ser doença de Crohn, patologia difícil de ser identificada, mas de diagnóstico super importante – já que pode afetar todo o organismo.

 

O que é Doença de Crohn?

Crohn é uma condição inflamatória do trato gastrointestinal que pode afetar todo o sistema digestivo, principalmente o intestino grosso e delgado. Ela é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer no intestino, mas também pode atingir o estômago e o duodeno.

Trata-se de uma doença crônica e de causa desconhecida, embora muitos especialistas acreditem que ela esteja relacionada a fatores genéticos, ambientais, da microbiota intestinal, dietéticos ou infecciosos.

A evolução da condição é imprevisível. Algumas pessoas não sentem nada até o surgimento de um mal-estar ou reclamações – que podem se modificar ao longo do tempo.

Em outras palavras, nem todo paciente diagnosticado reage à doença de Crohn da mesma forma. Essa é uma das razões pelas quais fechar o diagnóstico é tão difícil, embora os sinais gerais costumem ser comuns a todos os casos. Veja alguns deles:

  • Diarreia;
  • Febre;
  • Cólica abdominal;
  • Sangramento retal;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Dores articulares;
  • Hemorroidas;
  • Fissuras na região anal.

É possível a ocorrência de sintomas em outras partes do corpo, fora do sistema digestivo, tais como aftas, artrite, erupções cutâneas, doenças fúngicas e até mesmo inflamação ocular.

Ao menor sinal desses sinais, o recomendado é procurar um médico para que ele faça a avaliação clínica e peça exames para a confirmação do diagnóstico. Caso você teste positivo para Doença de Crohn, a primeira coisa a se fazer é não entrar em pânico.

Ao contrário; é hora de manter a calma e não se preocupar, já que é possível conviver com a doença de Crohn ao longo da vida sem apresentar adversidades. É preciso, acima de tudo, dar uma revisada no cardápio diário.

 

Cuidados para viver bem com doença de Crohn

A doença de Crohn, infelizmente, não tem cura. xannonce.ch. Mas é possível entender sua extensão e, a partir de indicação médica, ter um tratamento individualizado, à base de medicações como anti-inflamatórios, esteroides e imunossupressores para desinflamar a região.

Ou seja, se a área afetada do intestino for curta e leve, o paciente será tratado com remédios de ação mais localizada. Mas se a inflamação for mais severa e comprometer uma parte maior do intestino, vai ser fundamental entrar com medicações que atuem no sistema imunológico.

 

No entanto, o médico vai te falar isso, tentar reduzir a inflamação apenas com fármacos não é o recurso ideal. É preciso aliar com uma boa dieta, visto que tudo que você ingere vai impactar diretamente no seu sistema digestivo, aumentando ou não a inflamação no intestino.

 

Os portadores de Crohn devem manter uma alimentação diferenciada, focada em alimentos que ajudem a amenizar os sintomas da condição. O maior obstáculo dessa condição é que ela inflama o intestino a ponto de impedir a absorção de nutrientes, demandando a prioridade por alimentos naturais. Aqueles que irritam ainda mais o sistema digestivo, como açúcar, cafeína, refrigerantes, gorduras, frutos secos, chocolates e alimentos industrializados, devem ser evitados.

 

Com tantas objeções, é possível manter refeições saudáveis e saborosas no dia a dia? Claro que sim! Basta seguir a dieta prescrita pelo médico ou nutricionista e preparar as refeições com alimentos permitidos, como:

 

  • Arroz, purês, macarrão e batata;
  • Carnes magras, como frango;
  • Ovo cozido;
  • Legumes cozidos;
  • Peixes, do tipo sardinha, atum ou salmão;
  • Frutas cozidas e sem casa;
  • Produtos lácteos, desde que o paciente não seja intolerante à lactose;
  • Abacate e azeite de oliva.

 

Outra orientação importante para os portadores da doença de Crohn é não podem ficar muito tempo sem comer. Fazer pequenas refeições ao longo do dia é o que mantém o intestino trabalhando regularmente.

 

 

Você recebeu diagnóstico de Doença de Crohn? Pode contar com os lácteos da Apreciare, caso seu especialista indique esse produto na dieta! Nossa linha é deliciosa e tem zero gordura, zero açúcar e zero lactose.

 

Em outras palavras, ideais para um cardápio nutritivo e saudável.

 

Para mais informações sobre nossos produtos, entrar em contato com a gente!