Blog

Dieta restritiva: por que não fazer?

dieta restritiva

Vamos conversar sobre a dieta restritiva, mas atenção: a única pessoa que pode dizer, de fato, qual tipo de rotina alimentar você deve ter é o nutricionista ou nutrólogo. Dito isso, vamos lá: o que é essa tal de dieta restritiva?

Escolher uma dieta restritiva é optar por abrir mão do consumo de alguns nutrientes, proteínas e gorduras importantes para o bom funcionamento do corpo. Um tipo bastante popular nesse mesmo estilo é a dieta low carb, que tem o objetivo de reduzir a quase zero a ingestão de qualquer carboidrato.

Mesmo que, de início, pareça um bom caminho para aceleração do emagrecimento, as dietas restritivas podem colocar a saúde em risco, já que diminuem consideravelmente – e de modo brusco – o consumo necessário de alimentos para manter o bem-estar. Ao contrário do que se imagina, não é saudável se expor a esse tipo de mudança, alterando o metabolismo de modo tão inesperado.

A ação é altamente prejudicial e perigosa, por conta da dificuldade de “interpretação” do corpo sobre o que está acontecendo. O natural é que ele aja para economizar o que for consumido, diminuindo o metabolismo. Contudo, mudanças como essas podem acarretar em ansiedade, aumento de peso, compulsão alimentar e desejo exacerbado por doces.

Como o organismo tem recebimento do necessário para continuar funcionando com normalidade cessado, ele diminui o ritmo do processamento dos alimentos, ocasionando no aumento da gordura no corporal. Além de não ser nada saudável, as chances de voltar a engordar novamente são altas – e o efeito sanfona pode ser cruel. Algumas pessoas chegam a alcançar numerações ainda maiores que antes do início da dieta.

Muitos fatores influenciam na totalidade do nosso peso, limitar a ingestão de calorias não é o suficiente para tornar-se mais leve. A velocidade do metabolismo, histórico familiar, genética, questões emocionais e a localização no país também influenciam no aumento ou perda de peso, variando de pessoa a pessoa.

Para atingir objetivos na balança, permanecendo em paz com a sua imagem frente ao espelho, uma coisa é certa: acreditar em dietas restritivas mágicas definitivamente não é o caminho. Como alternativa, procure tratar-se bem, procurando por meios que lhe deixem, acima de tudo, saudável.

 

O que fazer para substituir a dieta restritiva e emagrecer?

Mesmo que outras hipóteses sejam um pouco mais difíceis, a restrição de calorias não é o melhor jeito para emagrecer, conforme conferimos desde o início do texto. Portanto, podemos riscar essa opção das nossas listinhas e optar pela ingestão de alimentos saudáveis de verdade e a boa e velha cozinha caseira.

Por mais simples que pareça, cozinhar afetivamente, prestando atenção ao que lhe faz bem, sustentando e mantendo o peso em dia, requer bastante dedicação.

Ao invés de lutar contra a alimentação, acreditando ser calórica demais, procure por produtos que sejam saborosos, naturais, frescos e aprecie-os com a devida moderação. É importante estar atento ao que não passa de mitos e buscar pelo auxílio capacitado de um profissional da área.

É comum o açúcar ser colocado como o grande vilão para quem está em busca de uma alimentação balanceada. Muitas pessoas passam por processos de grande infelicidade por tentar cortar 100% o alimento da rotina. Entretanto, estar de dieta não significa submeter-se ao sofrimento e negação de toda refeição prazerosa.

Nesses casos, quando a vontade de comer um docinho depois do almoço ou os momentos de TPM vierem, onde o desejo pelo açúcar é quase incontrolável, encontre opções tão saborosas quanto, mas que sejam adoçadas de outra maneira. Por exemplo, é perfeitamente possível substituir a sobremesa açucarada por um iogurte zero açúcar, zero gordura e zero lactose.

Esse é o caso da linha Triplo Zero da Apreciare, que é adoçada com stevia e não contém glúten. Com várias opções de sabores, a linha ainda possui adição de Whey, um poderoso aliado na motivação para os treinos e fortalecimento da massa muscular.

Quer saber mais detalhes sobre os produtos e ver com seu nutricionista ou nutrólogo se dá para adicionar Apreciare na dieta? Visite o site e escolha uma de nossas delícias.