Blog

Como a alimentação contribui para a autoestima?

alimentacao contribui para autoestima

Não é todo dia que a gente olha para o espelho e realmente gosta do que vê. Esse é o mundo ideal, claro, mas nem sempre é possível acordar de bem com a vida, principalmente em tempos mais desafiadores, como os que estamos vivenciando. O isolamento social pode trazer incômodos e deixar marcas inesperadas na autoestima.

O confinamento, e tudo que ele carrega, nos deixa mais ansiosos. Nesse contexto, comer mais e fazer menos exercício é uma equação que atinge a maioria. Quem já sofre com depressão e outros transtornos mentais encontra ainda mais dificuldades de semear pensamentos positivos. Tudo isso contribui para a baixa autoestima.

Mas você sabia que uma boa alimentação ajuda a melhorar a autoestima, e não só na questão estética? É através do prato que podemos aumentar nossa energia, trazendo à rotina mais alegria de viver. A alimentação tem o poder de dar um novo significado à vida – e, por isso, ela é tão importante.

 

Alimentação para dias melhores

Muitos do que ocorre em nosso organismo está ligado à alimentação. Por exemplo: quando alguém consome muita bebida alcoólica, seu corpo fica mais inchado, os reflexos diminuem e a pessoa parece estar sempre cansada e indisposta.

Algo parecido acontece quando consumimos açúcar em excesso. Além de impactar diretamente no preparo físico, gerando aumento de peso e colesterol, sua ingestão pode ocasionar problemas no intestino, diabetes e até doenças autoimunes.

O excesso de refrigerantes, massas, balas, bombons e outras guloseimas sem valor nutricional também desregula o funcionamento do cérebro. Isso porque o açúcar causa dependência, incapacita o raciocínio, retarda a produtividade do cérebro e causa oscilação de humor, deixando o indivíduo ansioso e irritado.

Por outro lado, uma alimentação equilibrada recupera questões ligadas ao peso, humor, energia e até facilita os relacionamentos. Isso mesmo! O corpo são te faz sentir mais confiança para ser você mesmo.

Nesse sentido, à medida que você passa a cuidar mais da alimentação, o aumento da autoestima começa a acontecer. Não é só porque você vai perder peso, mas porque, com mais energia, vai perceber seu cérebro trabalhando com maior acuidade e seu corpo correspondendo às suas vontades em passeios, viagens e desafios pessoais.

Para conseguir chegar a esse patamar, o ideal é apostar todas as fichas na boa alimentação – e, ao contrário do que muita gente pensa, um plano alimentar saudável pode (e deve!) ser agradável, colorido e saboroso.

 

Refeições para dar energia

O ato de se alimentar não é apenas uma questão de saciar a fome ou uma vontade momentânea, mas também de levar saúde ao corpo, tanto no sentido físico quanto no emocional.

Por isso, aproveite as suas refeições: coma devagar, pense no sabor de cada ingrediente, sentindo prazer em cada garfada. Isso vai mudar sua relação com a comida e te dar mais tranquilidade – o que tem reflexo direto no humor, que melhora consideravelmente.

Quando mudamos os hábitos alimentares para uma rotina mais saudável, estamos melhorando a relação que temos com nosso próprio corpo. O peso diminui, a disposição aumenta e a energia brota, abrindo portas para diversas atividades.

Por isso, passe a ingerir mais frutas, verduras, legumes, grãos e derivados de leite. Os lácteos levam inúmeros benefícios ao organismo, contribuindo para a elevação da autoestima.

 

Um produto e muitos benefícios

No setor dos lácteos, muitas pessoas ignoram o poder do consumo do iogurte. Há quem pense que é apenas um produto para “despistar a fome” ou deixar o lanche mais docinho. Quer a verdade? Ele é muito mais que isso!

Além de saboroso e muito nutritivo, o iogurte oferece uma série de benefícios: é rico em cálcio, excelente para os ossos, tem bactérias “boas”, que atuam no funcionamento do intestino e é um ótimo agente hidratante para pele e cabelo. O ácido lático do iogurte age com um esfoliante, removendo a pele seca e deixando-a bem hidratada.

Outro aspecto importante dessa opção é a vitamina B5, nutriente que contribui para o crescimento do cabelo ao alimentar os folículos capilares.

As vantagens de consumir lácteos – e, em especial, iogurte – não param por aí.

Você sabia que a maior parte da serotonina, hormônio responsável pelo bom humor, é produzido pelo intestino? Com sua característica probiótica, o iogurte acaba promovendo a saúde do órgão, estimulando a sensação de bem-estar e controlando os níveis de estresse do organismo.

Para quem sofre de TPM o uso do produto é bastante recomendado, pois os nutrientes equilibram o hormônio e a vitamina D, auxiliando no combate dos sintomas que tanto incomodam as mulheres.

 

E aí, já pensou em mudar sua alimentação e ter uma vida cheia de saúde, bom humor e a autoestima nas alturas? A resposta pode estar no que você come – e, por isso, ter uma alimentação regrada é indispensável.

Não sabe pode onde começar? Pela nutricionista! Até ter sua consulta agendada, que tal apreciar o iogurte no lugar da sobremesa? Temos certeza que você vai amar essa opção!