Blog

Comer sem culpa: por que é tão difícil?

Comer não é só uma necessidade do nosso corpo, mas um dos maiores prazeres da vida! Se pararmos pra pensar, nosso convívio social sempre vai girar em torno de uma mesa farta: é o almoço de domingo com a família, os aniversários regados a bolo, docinhos e salgadinhos, casamentos com seus buffets maravilhosos e, no happy hour com os amigos, não pode faltar um bom tira-gosto.

Em outras palavras, não há comemoração sem algo para beliscar. E, cá pra nós, nem deveria ter! Que graça isso teria?

O problema é que em 99% das vezes que nos deleitamos com tanta gostosura bate aquele arrependimento pós-refeição. Isso acontece porque existe uma pressão externa que quase nos obriga a seguir rigorosamente padrões estéticos que são, em sua maioria, irreais.

A busca pelo corpo perfeito tira o prazer da comida, dando lugar ao sentimento de culpa. E por que é que é tão difícil se desvencilhar desse sentimento, afinal?

Além do corpo perfeito

Alimentar-se bem vai além do corpo sarado e perfeito. O fato é que na hora que comemos um chocolate, por exemplo, a primeira sensação que nos vem à cabeça é “vou engordar”.

Para muita gente, estar acima do peso causa um profundo incômodo. Porém, a boa saúde vai além da estética, envolvendo questões de saúde, como aumento do colesterol e triglicérides e falta de vitaminas essenciais para o organismo, como ferro, potássio e cálcio. Isso sem contar a possibilidade de surgimento de doenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade e diabetes.

É possível se alimentar bem e ter prazer em comer? Sim! Quando ingerimos produtos saborosos e nutritivos, podemos de vez em quando nos entregar ao cardápio das festas sem culpa. Tudo vai depender do equilíbrio; de vez em quando, é aceitável “enfiar o pé na jaca”, porque deus nos livre ir a um evento social e ficar só na água e torrada! Desde que estejamos nos alimentando bem no dia a dia, uma saidinha da curva não vai fazer um mal expressivo.

Em paz com a alimentação

Foi-se o tempo em que comer sem culpa era ficar só na saladinha: a satisfação de saborear com prazer uma refeição é algo indescritível, e todos os momentos alimentares do dia podem e devem ser fonte de satisfação. Para isso, é necessário adotar uma relação saudável com o corpo e a alimentação, a partir de ingredientes ricos em sua tabela nutricional e com sabor pra dar e vender.

Há vinte anos isso era quase impossível – aliás, existe um bom motivo para que esquemas alimentares fossem chamados de “regime”. Qualquer semelhança com a exigência e disciplina de uma cantina de quartel não é mera coincidência. Hoje temos à disposição uma variedade de alimentos que proporcionam saciedade, controle de peso e ingestão de nutrientes essenciais sem pedir em troca a sua alma em sacrifício, como ocorre com dietas muito restritivas.

Algumas delas, inclusive, não são nada recomendadas por profissionais da saúde. É importantíssimo ficar de olho no charlatanismo nutricional para não cair em ciladas.

Se você quer comer sem culpa, o mais importante é fazer as pazes com a comida, vendo nela a principal aliada para uma boa saúde, e não a grande vilã da sua cintura.

Um ingrediente coringa para as suas refeições é o iogurte. Ele pode ser utilizado em uma série de receitas, como molhos para saladas, pudins, picolés, bolos, doces, smoothies e muito mais.

Já se a ideia é fazer uma refeição saudável e rápida no café da manhã ou no lanche da tarde, a dica é o iogurte grego triplo zero da Apreciare. Além de ser uma delícia, e estar disponível nos sabores morango e coco, é direcionado às pessoas com restrição alimentar por ser zero gordura, zero açúcar e zero lactose.

Ou seja: ele é leve, saudável e ideal para quem prefere uma dieta balanceada e muito gosta.

O iogurte grego triplo zero é um dos queridinhos dos consumidores, pois tem uma textura mais firme e menos adocicada. Comparado a iogurtes comuns, ele tem maior concentração proteica e menor índice de carboidrato e pouco calórico. Em resumo, é perfeito para manter a rotina alimentar gostosa e saudável para se jogar nas comilanças mais “elaboradas” sempre que a ocasião pedir.

A vida é feita de escolhas! Escolha ser saudável e você certamente terá liberdade para comer o que quiser. Precisando de uma ajudinha para uma dieta sem culpa, conte com a Apreciare! O nosso maior objetivo é sua felicidade.