Blog

Restringir ou não o carboidrato? Saiba a importância do equilíbrio na hora de se alimentar

Muitas pessoas acreditam que o carboidrato faz mal e outras acham que isso é mito. A verdade é que a resposta vai variar de acordo com o organismo de cada pessoa, afinal, a saúde é individual. Os carboidratos tem várias funções em nosso corpo e a principal delas é fornecer energia. Por isso, nem sempre o ideal é restringir.

Para saber sobre a melhor forma de adequar qualquer alimento a rotina é consultando um profissional da saúde. Ainda assim, de acordo com o Guia Alimentar para a população brasileira para uma alimentação ser saudável deve ter alimentos variados, com equilíbrio, moderação e prazer. Por isso, antes de tomar a decisão de restringir algum alimento é importante saber a função dele no organismo.

EQUILÍBRIO

Arroz, massas, batatas entre outros são alimentos que contém carboidrato mais simples, que por sua vez entra na corrente sanguínea mais depressa. Esse tipo de carboidrato é considerado de alto índice glicêmico, o que não contribui para os níveis normais de glicose no geral. Dessa forma, o excesso de ingestão desses alimentos pode acabar comprometendo a saúde.

Independentemente do seu objetivo, a melhor atitude sempre vai ser procurar orientação para entender o que o seu corpo precisa de acordo com a sua rotina.