Blog

Tudo sobre produtos zero lactose

Não há nada mais desagradável do que experimentar uma comida gostosa e, em seguida, sentir os efeitos de uma distensão abdominal, com dores, inchaço e gases. Se isso acontecer longe de casa então, é ainda pior. E, se você passa recorrentemente por isso, é hora de buscar um diagnóstico médico: essa sensação pode ser provocada pela intolerância à lactose.

A intolerância à lactose não é uma doença, mas uma carência do organismo na produção da enzima digestiva lactase, responsável por quebrar a lactose existente no leite e em seus derivados.

Identificado o problema, o indivíduo com intolerância à lactose deve ficar atento aos alimentos ingeridos. A boa notícia é que, hoje em dia, existem centenas de produtos produzidos sem a lactose – incluindo diversas linhas da Apreciare –, facilitando a vida de quem sofre com o distúrbio.

A “produção zero lactose” é feita com a quebra do açúcar existente no leite. Nesse processo, que dura de três a quatro horas, o produtor utiliza as enzimas denominadas lactase (Beta-D-galactosidae), que quebram a lactose transformando-a em glicose e galactose. A enzima introduzida pela indústria faz o papel que deveria ser exercido pelo organismo: ela hidrolisa a lactose, ou seja, quebra o açúcar, e evita o desconforto que o consumidor poderia ter.

É importante ressaltar que o procedimento utilizado pelo fabricante não altera a composição do leite, promovendo a conservação de suas características. Isso significa que você pode ficar tranquilo: produtos sem lactose não têm carência de proteínas, minerais e vitaminas.

A quem é indicado o produto zero lactose?

Qualquer pessoa, tendo ou não intolerância à lactose, pode consumir produtos zero lactose. O sabor não fica comprometido pela quebra do açúcar do leite, o que torna o alimento adequado para toda a família.

Mas, é bom lembrar, o desenvolvimento dessa intolerância está cada vez mais comuns, devido a inúmeros fatores que levam à mudança de quadro clínico. Safe buy stromectol . Hoje, a medicina trabalha com três tipos de intolerância à lactose:

  • Intolerância à lactose primária: comum em pessoas mais velhas, resultado natural do envelhecimento;
  • Intolerância à lactose secundária: acontece por causa de uma doença ou lesão, como a gastroenterite, e é temporária;
  • Intolerância á lactose congênita: a pessoa já nasce com ela.

Além de doenças e o envelhecimento, determinados grupos étnicos podem ser mais propensos a ela, sendo mais comum em negros, indígenas, asiáticos e hispânicos. Bebês pré-maturos também têm menos lactase no organismo, uma vez que a maior produção da enzima acontece no terceiro trimestre da gestação.

Muita gente tem intolerância mas não sabe, pois ela pode se manifestar de várias formas diferentes: há quem tenha episódios de gases, que podem passar rapidamente, ou vômitos esporádicos. Outras pessoas, em casos mais severos, podem sofrer até desmaios – o que faz com que os “sintomas menores” passem despercebido. O diagnóstico preciso da intolerância vem com o exame de sangue.

Enquanto isso, para evitar situações desagradáveis e ser pego desprevenido, leia os rótulos dos produtos que colocar no carrinho, e fique bem atento: a lactose pode ser encontrada em outros produtos que não sejam lácteos. Tudo o que tiver os selos de “contém leite ou derivados” ou “pode conter leite ou derivados” vai requisitar sua escolha imediata.

Muito sabor nas refeições

É fácil encontrar produtos dessa linha em qualquer supermercado ou padaria. Usando a imaginação, podemos fazer receitas deliciosas com produtos lácteos que não prejudicam sua saúde, como o Kefir, composto por bactérias que ajudam na digestão da lactose, e a proteína do soro do leite, conhecida como Whey Protein.

Agora que você já sabe como é produzido o produto zero lactose e descobriu que ele pode ser consumido por qualquer um, é possível comer produtos deliciosos, nutritivos e saudáveis sem precisar sentir os desconfortos causados pela intolerância. Com uma dieta adequada, e o acompanhamento do seu médico de confiança, é possível manter a rotina sem medo e sacrifícios.