Prática de esportes como complemento da alimentação saudável - Apreciare
16921
post-template-default,single,single-post,postid-16921,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Prática de esportes como complemento da alimentação saudável

Prática de esportes como complemento da alimentação saudável

Quando se pensa em qualidade de vida logo vem à mente hábitos saudáveis – como ter uma boa alimentação. Evitar gorduras, açúcares e buscar o consumo de frutas, saladas e lácteos é uma opção para quem quer garantir mais longevidade e bem-estar físico.

O motivo é simples: nosso corpo necessita de energia para funcionar. É através das refeições que fazemos diariamente que o organismo reage às mais diversas situações. Se você deixa de consumir determinado mineral, como, por exemplo, o cálcio, as chances de ter sérios problemas de saúde são grandes. Enfraquecimento nos ossos, osteoporose, palpitações cardíacas, sensibilidade nos dentes e irritabilidade são alguns dos sintomas de que tem cálcio faltando no sistema corporal.

Hoje em dia vemos muitas pessoas adequando as dietas de acordo com suas necessidades: emagrecimento, ganho de massa ou cuidados com pressão alta, diabetes e colesterol são alguns objetivos da reeducação alimentar. É certo que equilibrar a alimentação é importante para o funcionamento do organismo… mas somente isso não basta.

Abril é o mês da saúde e queremos reforçar que, além de comer bem, nosso corpo quer que você também se movimente. De nada adianta seguir uma dieta equilibrada e estar sempre parado! A atividade física é um complemento para que a ingestão de refeições saudáveis tenha o efeito esperado.

Pratique esportes e tenha mais saúde

Com a correria do dia a dia a gente acaba deixando para depois os hábitos saudáveis, optando por aquilo que é mais prático. Contudo, a realização de esportes ou de qualquer outra atividade física age como complemento da alimentação.

Deixar de comer determinados alimentos e priorizar outros já é um passo enorme. Contudo, é preciso observar que, com os exercícios físicos, os benefícios são potencializados.

Existem inúmeras campanhas por parte de centros de saúde, academias, escolas e afins incentivando a prática de esportes aliada a uma dieta equilibrada. Juntos, esses dois excelentes hábitos proporcionam pleno funcionamento não só do corpo, mas também da mente.

Benefícios do esporte aliado à alimentação

Muitas pessoas pensam que o objetivo da prática da atividade física é apenas emagrecer… mas não é bem assim: além da perda de peso, é possível conquistar outros benefícios que vão te deixar com disposição e ter uma vida com mais qualidade.

Veja os principais deles:

Controle de peso

Por melhor que seja a sua alimentação, se você não gasta as calorias que ingere, no final terá uma conta que não vai bater. Ou seja, se faz as suas refeições normalmente, mas não se exercita, o resultado na balança não vai ser muito favorável.

Se gastamos pouca energia e ingerimos maior quantidade de calorias, a tendência é o aumento de peso. É por isso que escolher apenas um dos dos hábitos, sendo só praticar esporte ou só alimentar-se bem, não é o suficiente para manter o peso ideal. O recomendado é combinar as duas coisas.

Massa muscular

A massa muscular é responsável por melhorar o desempenho durante a prática esportiva, dando ao indivíduo muito mais disposição nos treinos. Contudo, esse benefício só é adquirido com a ingestão de quantidades adequadas de carboidrato e proteínas, juntamente com exercícios aeróbicos.

Redução do percentual de gordura

O excesso de gordura corporal traz sérios problemas à saúde, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. É preciso reduzir ao máximo essas reservas indesejadas a fim de eliminar as chances de enfermidades.

O esporte e a alimentação correta chegam para ajudar no controle do percentual de gordura no organismo. A dica é ingerir carboidratos em quantidade controlada antes do treino. Dessa forma, o corpo vai ter energia suficiente para queimar gorduras e não proteínas.

Fortalece os ossos

A prática regular de esporte, juntamente com a ingestão de lácteos, auxilia na construção da massa óssea e no seu fortalecimento.

Melhora o sono

A atividade física ajuda quem tem dificuldade para dormir e ainda melhora a qualidade do sono, uma vez que o corpo gasta mais energia, fazendo com que a pessoa se canse e se entregue totalmente ao descanso.

 

No mês da saúde, queremos incentivar sua busca por alternativas mais saudáveis de vida. Por isso, mexa-se! Se não tem tempo de praticar um esporte mais estruturado, como vôlei e futebol, faça caminhadas, corrida ou dança, sempre com regularidade.

Se precisar de produtos lácteos de qualidade para te acompanhar nos treinos, conte sempre com a Apreciare!