O que é Skyr? - Apreciare
16774
post-template-default,single,single-post,postid-16774,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

O que é Skyr?

O que é Skyr?

Se você ainda não ouviu falar de “skyr”, se prepare: essa é a novidade do momento em termos de produtos lácteos e, claro, a Apreciare está de olho! #temosnovidades 😉

O skyr um produto lácteo fermentado, muito parecido com o iogurte, e que, reza a lenda, foi levado pelos vikings para a Islândia ainda na Idade Média. Acredita-se que o skyr já era famoso na Escandinávia quando a Islândia foi colonizada. Os vikings, habitantes da região, utilizavam o soro do iogurte para conservar carnes e vegetais, dando origem a um alimento superproteico que oferecia mais disposição para encarar os dias frios.

Ele é um iogurte dessorado, feito a partir de leite magro pasteurizado, e resultado da ação de bactérias como o Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, que lhe conferem a textura espessa aliada a um sabor suave e levemente ácido.

Devido ao seu alto conteúdo proteico, é uma das opções saudáveis mais comentadas no momento: estima-se que tenha em média 3x mais proteínas do que um iogurte natural. O skyr é praticamente isento de gordura e carboidratos, com poucas calorias, mas rico em vitaminas e minerais.

Benefícios do Skyr

Como falamos anteriormente – afinal, esse é o maior diferencial do produto –, um dos grandes benefícios do skyr é seu alto teor de proteína. A sua produção requer de três a quatro vezes mais leite do que a produção de um iogurte grego, por exemplo, o que resulta em um produto mais rico nesse nutriente. Para quem quer emagrecer ou manter o peso, é a opção ideal, pois age como um inibidor de apetite.

Para se ter uma ideia do que estamos falando, considere um potinho de 130 gramas de skyr com 13g de proteína. Uma mesma quantidade de iogurte grego contém cerca de 6g, enquanto o leite integral contém entre 3g e 4g. É muito mais que o dobro de proteína existente em outros produtos da mesma família.

Outra vantagem de se usar o skyr é que ele melhora a microflora do intestino e o trânsito intestinal e ainda reduz a atividade da bactéria helicobacter pylori, aquela famosíssima que causa infecções no estômago. 

E não para por aí: o produto que veio lá da Islândia ainda possui efeito probiótico, isto é, estimula o crescimento das bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, inibindo, inclusive, a atividade de outras bactérias tóxicas e perigosas.

Outra ação benéfica desse produto é a redução do risco de doenças cardíacas, uma vez que ele contém minerais como potássio, cálcio e magnésio, extremamente importantes para uma boa saúde do coração.

Além de todos esses benefícios, selecionamos mais alguns outros, só para você ter a certeza que o Skyr é muito eficiente:

  • Reforça o sistema imunológico;
  • Promove o aumento da absorção de cálcio e vitaminas e outros minerais;
  • Diminui o risco de osteoporose;
  • Diminui a distensão abdominal e a flatulência na Síndrome do Intestino Irritável;
  • Diminui o risco de cancro de cólon;
  • Diminui os níveis de colesterol

Quem pode se beneficiar desse produto

Com tantas vantagens, é certo que muitas pessoas vão querer fazer uso desse produto em sua dieta. No entanto, ele não é recomendado para todo mundo.

Assim como outro produto lácteo, o Skyr é feito de leite. Então, se você é alérgico à caseína ou proteína do soro do leite, não deve consumir! Afinal, a alergia às proteínas do leite pode desencadear uma série de problemas, dentre elas o inchaço e a diarreia.

Como utilizá-lo no consumo

Na tradição islandesa, o skyr é misturado ao leite e açúcar e servido com creme de leite e mirtilos… mas comê-lo direto do potinho também é uma escolha saudável (e muito mais prática!). 😉

Além disso, você pode misturá-lo com frutas ou gelatina para adicionar um pouco mais de doce na receita, ou incorporar o skyr em várias alquimias culinárias, desde pães e bolos até pudins.

Tá bom! Mas e a Apreciare nisso tudo?

Lembra do nosso exemplo de um potinho de skyr com 13g de proteína? Pois é: ele não é um número aleatório! Esta é uma das apostas da Apreciare em 2018 e veio deliciosamente incrementado com os sabores amendoim e morango com psyllium. Além de muito sabor o Apreciare Skyr também é triplo zero, ou seja, é zero gordura, zero lactose e zero adição de açúcar. Gostou da novidade? Conte pra gente suas ideias de consumo de skyr!