O iogurte na culinária: substituindo creme de leite para deixar tudo mais leve e gostoso

O iogurte na culinária: substituindo creme de leite para deixar tudo mais leve e gostoso

Se você gosta de inovar nas suas receitas e criar pratos para surpreender amigos e familiares, sabe que existe uma série de ingredientes que deixam a comida bonita e gostosa.

No entanto, hoje em dia, as pessoas buscam não só realçar o sabor, mas querem uma alimentação mais leve e nutritiva, além de ser, claro, menos calórica. Mas como conseguir todos esses benefícios se a maioria das receitas leva ingredientes gordurosos?

Uma boa sugestão é utilizar o iogurte para substituir o creme de leite e alguns tipos de queijos.

Menos gordura, mais saúde

Creme de leite é uma delícia e dá um toque especial nos pratos, deixando-os mais cremosos e apetitosos. Contudo, esse ingrediente, tão utilizado na culinária brasileira, é produzido a partir da gordura do leite da vaca, tendo em sua composição alto teor de gordura, inclusive saturada.

Já o iogurte, apesar de ter origem igualmente láctea, é feito a partir da fermentação do leite, tendo elevado valor nutricional. Isso significa que em um potinho desse alimento encontramos lactobacilos, proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio e fosfato.

Além de ser um alimento completo, o iogurte possui outra grande vantagem: baixo teor de gordura. Por isso, pode ser consumido em lanches, café da manhã e na reposição de nutrientes após a atividade física. Inseri-lo nas receitas pode ser uma boa prática para quem deseja uma alimentação diferenciada e com pouca caloria.

A recomendação é dar preferência ao iogurte sem sabor para receitas salgadas e molhos. Já os saborizados são bem-vindos em pratos doces. O iogurte grego pode ser empregado para dar mais cremosidade e consistência aos alimentos preparados.

Você sabia que, além de tudo isso, o iogurte também é excelente para equilibrar a flora intestinal? Mas, para esse benefício, fique atento: preparações que são levadas ao forno e fogão perdem essa propriedade, já que os lactobacilos ficam desativados.

Receitas que substituem creme de leite por iogurte

Agora é hora de praticar essa troca do creme de leite pelo iogurte! Veja uma receita doce e uma salgada com essa possibilidade para brilhar nas suas próximas refeições:

Estrogonofe

Ingredientes
• ½ cebola picada
• 2 dentes de alho
• Azeite a gosto
• 200g de filé mignon
• 1 xícara (chá) de champignon ou cogumelo
• 1 colher (sopa) de ketchup light
• ½ colher (sopa) de mostarda
• Sal a gosto
• ½ pote de iogurte desnatado

Preparo
Doure a cebola e o alho no azeite. Junte a carne e deixe dourar bem. Em outra panela, refogue o champignon por 3 minutos.

Na panela da carne acrescente o champignon, o ketchup light, a mostarda e sal. Misture tudo e deixe refogar por mais alguns instantes.

Desligue o fogo, adicione o iogurte, mexendo bem, e sirva em seguida.

Verrine de iogurte, morango e ganache

Ingredientes
• 1 pacote de gelatina de morango
• 6 morangos
• 5g de gelatina incolor
• 3 colheres (sopa) de água
• 3 potes de iogurte grego sabor baunilha ou do sabor que preferir
• 1 pote de iogurte grego

• 100g de chocolate amargo 60% ou ao leite

Preparo
Faça a gelatina de morango conforme a orientação da embalagem. Coloque nas taças os morangos partidos ao meio e, por cima, adicione a gelatina fria e em estado líquido. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até endurecer.

Em seguida, hidrate a gelatina incolor na água, espere absorver todo o líquido e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Em seguida, acrescente o iogurte grego por cima da gelatina de morango na taça. Leve à geladeira até endurecer.

Após esse processo, derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e, ao final, adicione o iogurte grego sem açúcar. Acrescente o creme na taça e leve novamente para gelar. Decore com morangos e sirva gelado.

Gostou da troca do creme de leite pelo iogurte? Já fez algum teste em casa? Se tiver alguma receita diferente para nos indicar, manda pra gente!