Novembro Azul – Especial Saúde dos Homens: confira 5 dicas!

novembro azul

Novembro Azul – Especial Saúde dos Homens: confira 5 dicas!

No mês de novembro, lugares como praças, lojas, pontos turísticos, deixam a cor rosa e passam a ter a cor azul. A cor do mês representa a luta contra o câncer de próstata. Mas você sabe como surgiu o Novembro Azul?

No ano de 2003, na Austrália, Travis Garone e Luke Slattery estavam na mesa de um bar quando iniciaram uma conversa sobre trazer de volta antigas tendências de moda. Dentre elas, comentaram como seria engraçado trazer de volta o bigode, que há muito já tinha sido jogado para escanteio no quesito “moda masculina”.

Durante esse papo, os dois, inspirados pela mãe de um amigo que arrecadava fundos para câncer de mama, decidiram fazer uma campanha sobre a saúde masculina e o câncer de próstata. Assim nasceu o Movember.

Com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina, eles escolheram um símbolo para a causa: o bigode. Mesmo estando fora de moda, os amigos conseguiram fazer com que 30 homens aceitassem o desafio de deixá-lo crescer, graças a importância da causa.

Em 2004, a turma decidiu formalizar o conceito, o que fez com que todos os participantes do desafio se juntassem pela causa: o câncer de próstata.

Já no ano de 2007, os co-fundadores do Movember, entusiasmados com o crescimento do Movember, decidiram crescer a campanha a nível internacional.

Novembro Azul no Brasil

O Instituto Lado a Lado da Vida lançou nos meios de comunicação, em 2008, a campanha “Um toque, um drible”. A ação foi feita em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Entre as iniciativas promovidas durante esse mês, temos a realização de exames, gratuitos ou com desconto, em busca do diagnóstico precoce. Além das campanhas de conscientização, compartilhamento de informações e tentativa de quebrar o preconceito que permeia a saúde masculina.

5 dicas para evitar o câncer de próstata

O Novembro Azul incentiva os cuidados da saúde masculina que devem acontecer não só nesse mês, mas durante o ano inteiro. Por isso, separamos cinco dicas para que essa época seja, também, o momento para buscar hábitos saudáveis e ter uma vida melhor.

#1 Faça exercícios físicos

Quanto mais você se movimenta o corpo, menores são os riscos de câncer. A prática de atividades físicas reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do organismo, promove o equilíbrio dos níveis de hormônio e auxilia na manutenção do peso.

A linha Apreciare +Whey auxilia na recuperação corporal, principalmente muscular, após os treinos. Os produtos são zero lactose, gordura e açúcar, mas 100% nutritivos e gostosos.

#2 Não fume

Essa é a principal dica para evitar qualquer tipo de câncer. Ao fumar, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas – que afetam fumantes e não-fumantes.

Os fumantes, claro, correm mais risco de desenvolver tumores agressivos e têm maior probabilidade de morrer com a doença.

#3 Adote uma alimentação saudável

Estudos indicam que o consumo de alimentos ricos em vitaminas, como, por exemplo, as do complexo A, D e E, além de compostos bioativos, como os carotenóides, encontrados em frutas e vegetais de cor alaranjada, vermelha ou amarela (tomate, cenoura, e de leguminosas (feijão, ervilha) são componentes de uma dieta com efeito protetor.

#4 Incentive os amigos a cuidar da saúde

Existem muitos preconceitos cercando a saúde masculina e, por isso, a maioria dos homens não se atenta aos cuidados necessários para garantir o funcionamento do organismo.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil, com mais de 14 mil óbitos em 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A melhor forma de diminuir esse número ainda é a prevenção.

#5 Realize exames periodicamente

É necessário ir ao urologista anualmente, a partir dos 45 anos, em caso de fatores de risco, ou 50 anos sem a presença dessas condições.

Existem dois exames que são imprescindíveis. O primeiro é o exame de toque retal, que possibilita a avaliação de alterações da glândula, como presença de nódulos suspeitos ou endurecimento. Já o segundo é o exame de sangue PSA para detectar os níveis de proteína produzidas pela próstata.

O diagnóstico precoce é a melhor forma de se conquistar a cura do câncer de próstata. Para isso, é preciso romper com o preconceito que atrapalham na prevenção e mostrar aos homens a importância da conscientização e informação sobre a causa.

Busque sempre se informar e espalhar o conhecimento. Não se esqueça de unir isso a essas dicas que demos acima, já que, assim, você pode garantir uma boa qualidade de vida.

A Apreciare apoia essa causa, então conte conosco nessa luta. E lembre-se: estamos sempre aqui para melhorar cada vez mais sua rotina.