Melhores alimentos para aproveitar a folia de carnaval - Apreciare
16896
post-template-default,single,single-post,postid-16896,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Melhores alimentos para aproveitar a folia de carnaval

Melhores alimentos para aproveitar a folia de carnaval

A poucos dias para a chegada de uma das épocas mais esperadas do ano, preparamos algumas dicas importantes para você e sua turma aproveitarem o carnaval da melhor forma, com energia, disposição e muita saúde.

O sonho era poder viver de iogurte da sexta até a quarta de cinzas… ainda mais com um calorão desses! Mas, tememos dizer, a realização desse desejo de carnaval não é possível. ;p

O iogurte é um lanche delicioso e deve, sim, te acompanhar no pré-bloco, sendo também um ótimo snack da volta pra casa. Quanto mais tarde (alguém ouviu “madrugada”?) você se alimenta nos dias de carnaval, melhor é consumi-lo, já que trata-se de uma escolha leve e prática.

Mas, de modo geral, é preciso inclui-lo na “dieta carnavalesca”, e não o contrário. Alimentação equilibrada e ingestão de líquidos estão entre as principais recomendações dos especialistas para os foliões que querem curtir ao máximo todos os dias de festa, sem perder nenhum momento.

Então, preste atenção nas dicas e boa folia!

 

Alimentação

Para manter a energia do organismo, aposte nos carboidratos. Mas é importante dar preferência aos alimentos integrais, que são ricos em fibras e aumentam a saciedade.

As frutas ricas em vitaminas C e potássio, como manga, pêssego, caqui, mamão, maçã, banana, abacaxi, uva, maracujá e melão, são essenciais para um bom desempenho muscular. Além disso, ajudam a desintoxicar o fígado, amenizando a indesejada ressaca.

Outros alimentos que também cumprem a função de auxiliar na desintoxicação do fígado são a couve, a couve-flor, o repolho e o brócolis. Sendo assim, o segredo é abusar desses alimentos para evitar o mal-estar do dia seguinte.

É importante estar muito bem alimentado para curtir o feriado com saúde. Capriche no café da manhã, dando preferência ao consumo de frutas, leite, pães e cereais, e não pule nenhuma refeição.

Líquidos

Se você optar pelo consumo de bebida alcóolica, lembre-se que o álcool auxilia na desidratação do organismo. Para evitar que isso aconteça, intercale com sucos e água, especialmente se a bebida escolhida for destilada.

Se sentiu desidratado no meio do bloquinho? Uma dica é repor os sais minerais de maneira rápida com isotônicos, que só não são indicados a pessoas com histórico de insuficiência renal. Já o refresco certo fica por conta dos sucos de frutas. Além de saborosos, são ricos em vitaminas importantes.

Quer mais? A água de coco é uma opção natural e saudável de reposição de líquidos e sais minerais. Já o suco de laranja com couve auxilia na desintoxicação no organismo.

Para dar mais gostinho ao carnaval, lembre-se do gengibre, que pode – e deve – ser incluído tanto na alimentação quanto nas bebidas. Por seu alto poder anti-inflamatório, ele combate a náusea e contribui, ainda, para eliminar a ressaca e os efeitos do álcool.

Dica pra vida: não espere sentir sede para se hidratar. O ideal é beber de dois a três litros de água por dia, dentro e fora da folia. Se o clima estiver muito quente, essa quantidade deve ser ainda maior.

 

O que evitar

É verdade que energéticos ajudam a manter o pique durante a folia, mas podem se tornar uma verdadeira ameaça à saúde quando consumidos em excesso ou misturados com álcool.

Na alimentação, evite as frituras e dê preferência aos alimentos assados, grelhados e ensopados.

Por fim, deixe de lado o sal e os temperos industrializados. Devido ao alto teor de sódio, eles favorecem a retenção de líquido e o aumento da pressão arterial. Justamente por isso, não são uma boa opção nunca, mas especialmente nesta época do ano.

 

Agora que você já sabe como aproveitar a folia de forma segura, compartilhe essas dicas com os amigos e contribua para que mais pessoas tenham um excelente carnaval.