Gorduras boas x Gorduras trans: qual consumir?

Gordura boa

Gorduras boas x Gorduras trans: qual consumir?

Essa é uma pergunta para a qual muita gente ainda não sabe a resposta. E isso é normal. Durante anos, fomos bombardeados de informações dizendo que era necessário evitar a ingestão de gorduras diariamente.

Porém, hoje em dia, é comprovado que a presença de gorduras na dieta, de forma balanceada e dentro de contextos nutritivos, auxilia na queima de calorias e mantém o metabolismo funcionando adequadamente.

Existem três grupos de gorduras que são voltadas ao consumo humano: as saturadas, insaturadas e as gorduras trans.

As gorduras insaturadas, quando ingeridas de forma moderada, ajudam na redução dos níveis de colesterol e diminuem o risco de doenças cardíacas. Esse tipo de gordura é conhecido como “gordura boa” e está presente nas oleaginosas, por exemplo.

Esse grupo pode, ainda, se dividir em gordura mono e poli-insaturada. As gorduras poli-insaturadas são encontradas em óleos vegetais e auxiliam a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides. A representante mais conhecida desse grupo é o ômega 3, associado à saúde cardíaca.

Já as gorduras monoinsaturadas estão diretamente relacionadas à redução de doenças cardíacas e, na maioria das vezes, também são fonte de vitamina E.

Por outro lado, as gorduras trans devem ser consumidas com moderação, podendo se dividir em dois tipos: natural e artificial. A gordura trans natural é encontrada em pequenas quantidades em alimentos ricos nessa característica, como é o caso da carne. Já o tipo artificial é achado em óleos endurecidos em gorduras hidrogenadas.

Gorduras trans naturais não devem ser cortadas da alimentação e nem são motivos de preocupação, desde que seu consumo seja moderado. Para balancear, uma dica é consumir carnes magras e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

O verdadeiro vilão da boa saúde é a gordura trans artificial, que pode ser encontrada em frituras, biscoitos, pipoca de microondas e até mesmo em algumas margarinas. Esses são alimentos que devem ser evitados sempre que possível.

 

Alimentos ricos em gorduras boas

Dentre os benefícios de consumo de gorduras boas, podemos citar a remoção o colesterol LDL das artérias, promovendo um funcionamento cardíaco saudável. Além disso, a gordura boa também ajuda a acelerar o metabolismo e pode ser considerada fonte de energia.

Para te ajudar a incluir as gorduras na rotina, sem exageros e nos contextos corretos, siga as dicas da lista abaixo:

 

Ovo

Um ovo contém cerca de 5 gramas de gordura, sendo apenas 1,5 g de gordura saturada. Por isso, é considerado um alimento rico em gorduras boas.

Os ovos marrons são fonte de colina, uma vitamina do tipo B que ajuda a regular o cérebro e os sistemas nervoso e cardiovascular.

 

Azeite de oliva

Uma colher de sopa de azeite de oliva contém, aproximadamente, 9g de gorduras boas. Dentre seus benefícios estão a redução no risco de doenças cardíacas, diminuição da pressão arterial e prevenção de alguns tipos de câncer. O ato de cozinhar com azeite também pode reduzir o risco de AVC.

Devido ao seu valor calórico, deve ser consumido com moderação por quem pretende emagrecer.

 

Castanhas

Ricas em vitaminas e ômega 3, as castanhas contêm gorduras que dificultam o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e reduzem o risco de doenças cardíacas. Além disso, possuem substâncias importantes para a saúde dos olhos.

 

Laticínios

Os alimentos derivados do leite são ricos em cálcio e minerais. Além disso, reduzem os riscos de incidência da obesidade e diabetes tipo 2. A ingestão elevada de laticínios com alto teor de gordura está associada diretamente à prevenção de doenças no metabolismo.

A Apreciare tem a linha de Queijos Quark que, claro, tem sua parcela de gorduras boas. Seu consumo é indicado principalmente aos que pretendem ganhar massa magra através de atividade física.

Além do Quark, outro produto recomendado para uma vida saudável é o iogurte. Temos várias opções saudáveis e deliciosas para você consumir em todos os horários do seu dia.

 

Quer experimentar esses ou outros produtos e manter uma alimentação rica e nutritiva? Conte sempre com a Apreciare!