Dieta nas férias: é possível?

Dieta nas férias

Dieta nas férias: é possível?

Para algumas pessoas, manter uma dieta nas férias é uma tarefa complicada. Isso acontece porque, nesse período, é mais fácil não ter uma rotina estabelecida – o que acaba atrapalhando os horários de alimentação. O pior é que essa “desculpa” acaba abrindo uma porta para exageros e, em seguida, frustrações por ter “perdido” o ritmo do progresso.

 Férias é ausência de rotina e de planejamento, visando descanso do corpo e da mente. E tá tudo bem! Aquela preguicinha para comer bem e praticar atividades físicas é normal, já que férias não nos preocupamos tanto com o dia seguinte. Com isso, é comum relaxarmos com a organização e preparo do que faremos a seguir.

Assim, uma boa rotina alimentar acaba ficando de lado e ingerimos, por exemplo, a única opção disponível – que, na maioria das vezes, não é adequada e nem saudável.

O problema é quando isso vira um hábito, e todos os dias são preguiçosos e sedentários. Como resultado, aumentam-se consideravelmente as chances de um retorno frustrado às atividades comuns do dia a dia.

A boa notícia? Tem como evitar o pior cenário possível – e você nem vai precisar sofrer para isso. 😉

 

Dicas para manter a dieta nas férias

Sabemos como é difícil manter a dieta nas férias e não vamos te julgar pelos verões passados. Mas, para que você curta os próximos momentos de lazer sem voltar do descanso em briga com a balança, fizemos uma lista de dicas para te ajudar a manter o foco:

 

#1 Disciplina é liberdade

É necessário ter disciplina para não afetar negativamente seus objetivos. Como? Continuando a praticar exercícios físicos e mantendo a alimentação habitual. Uma sugestão é aproveitar a flexibilidade do tempo para aumentar os treinos ou fazer as atividades em horários que sejam mais agradáveis.

Além disso, uma boa opção é montar um cardápio para a semana. Assim, você se programa para cozinhar ou comprar as refeições, e as chances de ingerir alimentos que não estão na dieta diminuem. Disciplina e foco são os grandes diferenciais para manter a dieta nas férias.

 

#2 Tenha lanches saudáveis por perto

Os lanches feitos entre as refeições principais interferem na sua alimentação durante as férias. Não adianta ter um almoço ou jantar saudável se, ao longo do dia, existem alimentos açucarados e gordurosos por perto te colocando em tentação.

A dica é ter lanchinhos saudáveis sempre em mãos para saciar a fome no intervalo entre as refeições. Frutas, barrinhas de cereal, oleaginosas e iogurtes são excelentes pedidas.

Os iogurtes, por exemplo, são fonte de cálcio e auxiliam na ajuda na formação e proteção dos ossos. Além disso, equilibram a flora intestinal e são ricos em proteínas. Graças à sua versatilidade – e alto teor de gostosura -, podem ser consumidos a qualquer hora do dia e por qualquer pessoa, inclusive aos intolerantes à lactose (já viu a linha Zero Lactose da Apreciare?)

 

#3 Comece exercícios físicos

Além de manter uma boa alimentação nas férias é necessário se exercitar com frequência. Os treinos podem ser variados e a rotina de atividades pode ser transformada em algo dinâmico e divertido.

Em caso de uma viagem para a praia, por exemplo, existem exercícios que podem ser feitos nesse tipo de ambiente e que são mais divertidos do que você pensa. Que tal praticar dança, ioga ou vôlei de areia?

Se a viagem for para o interior, existem opções para se exercitar também. Dança, pilates e caminhada são alguns exemplos de práticas bacanas para chacoalhar o esqueleto enquanto descansa.

Vale lembrar que a prática de atividades exige consumo maior de proteína. Por isso, a Apreciare conta com a linha +Whey, repleta de sabores incríveis de iogurte com proteína – e zero lactose, bebê! Esse produto “matador de desculpas” é ideal para quem faz exercícios físicos, já que ajuda na recuperação de músculos após o treino e facilita o ganho de massa magra.

 

Viu como é possível aproveitar as férias, manter a dieta sem culpa e sem perder a graça da vida? Com as dicas desse artigo você pode conseguir manter uma rotina alimentar saudável, praticar exercícios e conquistar os resultados tão esperados. Afinal, as férias são do trabalho, ou da escola – e não do seu corpo. Ele vai estar sempre aí, na ativa, esperando ser cuidado com carinho.