Apreciare | Dicas para apreciar o hoje – e viver em plenitude
16718
post-template-default,single,single-post,postid-16718,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Dicas para apreciar o hoje – e viver em plenitude

Dicas para apreciar o hoje – e viver em plenitude

Paulo Cintura, personagem da primeira versão da Escolinha do Professor Raimundo, dos anos 1990, tinha um bordão que dizia: “saúde é o que interessa – o resto não tem pressa”.

Apesar de ser um mote bacana (e bem verdadeiro), as gerações hiperconectadas não conseguem tirar da cabeça esse ideal da pressa: aproveitar a vida como se fosse o último dia, apesar de nada prático (afinal, às vezes a gente não quer MESMO aproveitar é nada!), tem virado um mantra urgente. Desenvolver a pressa urgentemente, inclusive, é nada além de redundante.

E aí fica a pergunta: como é que a gente vai manter a saúde, aproveitar a vida, tirar o máximo das experiências e sobreviver à correria e ao exagero de expectativas, nossas e dos outros em relação a nós, nessa rotina corrida que a gente vive?

Pra descobrir a resposta, é preciso olhar atentamente os detalhes – e, ainda assim, não será possível ter um retrato fidedigno de tudo o que a gente precisa pra viver melhor. No entanto, temos algumas dicas para que você possa desacelerar com cautela, olhar a vida com mais perspectiva e notar, afinal, o quanto ela pode ser saborosa.

#1 – Reinicie o sistema diariamente

Todos os dias, quando acordamos, nos é dada uma nova chance para calibrar os pneus e pegar a estrada que julgamos ser a mais interessante. Para que nossas escolhas sejam feitas de maneira satisfatória, precisamos estar minimamente no controle das nossas ações.

E, às vezes, sentimos que estamos muito, muito longe do controle.

Se esse sentimento bate aí às vezes, talvez seja falta de reiniciar o sistema. Assim como um computador, é possível que sua sobrecarga prejudique sua capacidade operacional, sua memória e até o seu poder de decisão.

Para recomeçar, diariamente, recarregue as energias do jeito certo: pratique exercícios físicos, faça meditação, tenha hobbies que te mantenham são e apaixone-se diariamente pelos pequenos prazeres da vida.

E, sempre que possível, tire férias – não só do trabalho mas, também, dos pensamentos negativos, das pessoas âncoras (que te puxam pra baixo), das comidas que te fazem mal… tudo isso é possível, honesto e funciona.

#2 – Opte por alimentos saudáveis

Ter uma dieta balanceada é outra forma eficaz de reiniciar o sistema e estar sempre pronto para as próximas aventuras. Comer as coisas certas vai te dar mais energia, evitar doenças e aumentar a sua expectativa de vida, que já é alta.

É claro que essa também é a forma mais fácil de emagrecer, caber na roupa da festa e desfilar com autoestima, mas tudo isso é secundário quando a prioridade é ser saudável e ativo.

O propósito da Apreciare é mostrar aos consumidores, diariamente, que tem como ter sabor e saúde na mesma encarnação – e no mesmo alimento. Não deixe passar a oportunidade de descobrir isso por conta própria e pavimentar seu caminho para ser um idoso cheio de disposição e vida.

#3 – Não gaste com o que não te faz feliz

Essa é uma regra pra vida inteira: tente gastar menos com bens materiais e foque no que vai te agregar experiência. Uma viagem, um jantar entre amigos, a ida ao cinema semanalmente podem ser coisas que te fazem bem mais feliz do que comprar cinco roupas novas por mês ou financiar o carro do ano.

Pense no longo prazo para fazer as melhores escolhas no curto prazo. E não deixe, nunca, que o que os outros pensam sobre você, ou o que é melhor para você, norteiem suas decisões de compra. Isso pode te custar bem caro.

#4 – Aceite-se

Você sabia que todo mundo tem uma perna maior que a outra? Se você reparar bem, seus olhos não têm o mesmo formato na fotografia. e a balança também pesa seus órgãos, que não vieram em tamanho miniatura…

… e, se nada disso foi problema pra você até que alguém dissesse, porque outras coisas deveriam ser?

É fato que o ser humano quer sempre se melhorar – e até aí tudo bem. Podemos e devemos ser nossa versão mais legal, mais atraente e que nos faz mais feliz (e não aos outros, lembre-se disso!). Mas qualquer mudança, para surtir efeito, tem que refletir a nossa verdade.

E nenhuma verdade começa sem a aceitação. Portanto, aceite-se. Aceite-se como uma pessoa que não tem o corpo da revista porque, para isso, te faltariam dois pares de costelas. Aceite-se como uma pessoa que erra, que tem medo, que anseia.

Aceite-se como uma pessoa que ama, mesmo que a sociedade não entenda as maneiras com que você faz isso. Aceite-se como alguém que ainda não consegue fazer uma reeducação alimentar de forma comprometida, ou que não tem energia para correr os 5km diários que os digital influencers sugerem.

Aceite-se. É a partir daí que você vai conseguir melhorar cada ponto que quiser em si mesmo – e todos eles vão refletir a sua máxima essência.

#5 – Aprimore-se

Vivemos falando por aqui que a malhação é uma das melhores formas de manter o corpo sadio, mas não podemos nos esquecer de te contar que é preciso, também, exercitar a mente para que o organismo esteja harmônico e pronto para os desafios da vida.

Leia bastante, estude, se esforce, na sua profissão ou na vida pessoal, para ser uma pessoa que sabe muito – não de tudo, mas das coisas que lhes são importantes.

Busque o conhecimento onde quer que ele esteja, inclusive em blogs como o nosso, e faça a diferença no mundo a partir da sua percepção das coisas.

Se você seguir essas dicas, não vai precisar “viver cada dia como se fosse o último”, porque o último pode estar bem longe e, principalmente, porque a vida que você está escolhendo é a mais significativa possível para você.

Ela vai ter sabor, saúde e gostinho de iogurte com pedacinho de fruta em um dia quente de verão. Pode acreditar: isso vai ser o suficiente para alimentar seus dias e seus sonhos.