Dicas de alimentação para jogadores - Apreciare
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Dicas de alimentação para jogadores

Dicas de alimentação para jogadores

Você já parou para pensar em quanta energia o corpo de um jogador de futebol profissional precisa para competir em alto nível? Para desempenhar bem seu papel dentro de campo o atleta não precisa ser, apenas, bom de bola: ele deve ter uma dieta equilibrada, com bastante variedade e qualidade, para dar conta do desgaste.

O leite e seus derivados são importantíssimos no cardápio de qualquer esportista, pois é indispensável na sua rotina de treinos e jogos. Uma boa alimentação, baseada nesse grupo de possibilidades, auxilia no desempenho esportivo e na recuperação após as atividades, além de reduzir a probabilidade do desenvolvimento de doenças. Isso, claro, sem contar com a capacidade que a alimentação tem de prolongar o tempo de competitividade e atividade do atleta.

Esse grupo de alimentos é rico em cálcio, proteínas e vitaminas do complexo B – e, por isso, são tão importantes do dia a dia de qualquer atleta. Os derivados do leite são considerados alimentos indispensável para quem trabalha com o corpo em alta performance, já que o cálcio trabalha na contração e dilatação dos vasos sanguíneos e também atua na contração muscular.

As proteínas têm um importante papel na regulação do funcionamento do corpo, defendendo o organismo do ataque de invasores e na formação de estruturas e substâncias fundamentais para o funcionamento do cérebro. Já as vitaminas do complexo B ajudam a combater e prevenir doenças, principalmente as que podem interferir no desempenho esportivo, como anemia, fadiga e insônia.

É significativo, aos atletas, o consumo do leite e seus derivados, que devem ser incluídos na dieta em uma cadência que privilegie a transformação do alimento em energia, pelo corpo, dentro da rotina de cada um deles. Antes do treino, a indicação mais comum é por fazer um lanche entre uma a duas horas antes do início da atividade. Neste momento, em que o consumo de proteínas deve ser feito em menor quantidade, a sugestão é comer queijos brancos e requeijão.

Leite como aliado na recuperação

A importância do leite na recuperação física de um atleta já virou tema de pesquisa na Universidade de Newcastle da Inglaterra. Neste estudo os pesquisadores avaliaram os benefícios da ingestão do leite após a prática de exercícios físicos e verificaram que a recuperação pós-treino com o consumo do leite é mais rápida que ingerindo água.

Nesse momento é melhor se alimentar com comidas ricas em proteína, nutriente responsável por recuperar a massa muscular extremamente exigida e comprometida durante a atividade intensa. Além dos queijos magros, como ricota, branco e minas, existe a opção de outros derivados. Boa notícia: a  Apreciare tem ótimas opções para os atletas. 😉

Para diversificar sua dieta esportiva, você pode escolher entre os iogurtes tradicionais, o iogurte grego e a coalhada. Além deles, existem as opções do requeijão, os proteinados + Whey e do Kefir. Já o requeijão tem na sua composição a caseína, que trabalha no fornecimento de aminoácidos que agem para garantir um bom funcionamento dos músculos.

Alimentar-se do leite e seus derivados, fontes ricas em proteínas, é uma escolha indicada a qualquer pessoa que pratique atividades físicas, seja em atividades de alto rendimento ou a nível amador. Seja qual for o seu caso, lembre-se que a Apreciare tem o alimento certo para te ajudar na tarefa de comer bem, viver bem e desenvolver-se dentro dos seus objetivos. O importante, em qualquer esporte, é manter corpo e mente sãos e preparados a encarar qualquer desafio.