Como controlar a ansiedade por comida? Veja 7 dicas!

ansiedade por comida

Como controlar a ansiedade por comida? Veja 7 dicas!

Comer é muito bom e quem não acha isso está doido!

O ato de se alimentar, além de ser uma necessidade vital para o corpo, é um prazer e, muitas vezes, a forma perfeita de socialização.

Contudo, como as outras coisas da vida (sem trocadilhos!), tudo que é bom, em excesso, fica ruim. E, no caso da alimentação, isso pode ser visto na rotina de quem come por ansiedade. As pessoas costumam descontar, na comida, todos os sentimentos, como frustrações e tristezas.

Comer por ansiedade ou compulsão pode causar uma série de complicações à saúde, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas.

Como a ansiedade está ligada a questões emocionais, a busca pelo prazer faz da comida uma válvula de escape. Para muitos indivíduos com essa característica, alimentos doces, por exemplo, acabam atuando como remédio.

O primeiro passo para mudar o foco é perceber que a solução dos problemas não está no alimento, e sim no modo como lidamos com as emoções. E, quanto mais saudável for a rotina alimentar, menos a compulsão mostra as caras.

Controle a ansiedade e tenha mais qualidade de vida

Conter a ansiedade não é fácil, principalmente quando estamos no auge do estresse. Geralmente é nesse momento que a maioria de nós sente a necessidade de saborear algo que lhe dê prazer momentâneo.

Para você, que tem essa irresistível vontade de atacar todos os pacotes de salgadinhos, biscoitos e chocolates, sugerimos 7 dicas para auxiliar no controle à ansiedade por comida:

#1 Coma um pouco de tudo

Evite dietas muito restritivas, pois elas podem gerar efeito rebote. Se você eliminou do seu cardápio todos os carboidratos, por exemplo, isso pode aumentar o desejo por esse grupo de alimentos.

Para não correr o risco de se exceder, procure equilibrar as refeições, comendo de tudo, mas em quantidades menores.

#2 Coma mais vezes durante o dia

Quando passamos muitas horas sem comer, produzimos um hormônio que envia ao cérebro uma mensagem de impulso. Ao se alimentar fracionadamente, o cérebro entende que o organismo está satisfeito.

Por isso, monte os horários das refeições de forma que você coma de 5 a 6 vezes ao dia. Essa estratégia vai evitar as comilanças exageradas e os ataques à geladeira.

#3 Pratique exercícios físicos

A atividade física não auxilia apenas a controlar o peso e eliminar calorias: ela também inibe a compulsão alimentar. Isso ocorre porque os exercícios diminuem o nível de estresse e melhora o humor, aumentando a vontade de comer alimentos mais saudáveis.

Acontece que, após se exercitar, muita gente se sente menos propensa a comer alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura. Caminhar, correr, nadar e andar de bicicleta, entre outras atividades, estimulam hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar no organismo.

#4 Beba água

Deu aquela vontade de comer tudo que vê pela frente? Não faça isso! No lugar de sair comendo, tome água. Esse líquido mantém o corpo saudável, controla a fome e a compulsão alimentar.

#5 Mantenha o limite

Você não precisa deixar de ir a uma festa ou happy hour com os amigos só porque tem receio de atacar geral. A primeira coisa a se fazer antes de sair para qualquer evento é se alimentar em casa.

Essa é uma boa estratégia para inibir a compulsão alimentar. Além de consumir algo mais saudável, você chegará à festa com a sensação de saciedade, podendo beliscar uma coisinha ou outra.

Outra forma de manter o limite durante as confraternizações é se servir de pequenas porções e comer devagar. Evite ficar perto dos buffets e aparadores de comida, para não cair na tentação de pegar um pouco mais. Em vez disso, vá conversar com as pessoas, dançar e circular pelo ambiente.

#6 Aposte nos alimentos com fibras

Frutas, hortaliças, leguminosas e grãos garantem benefícios importantes para a saúde. Além de melhorar o trânsito intestinal, elas auxiliam no emagrecimento, melhoram os níveis de colesterol e índice glicêmico e dão sensação de saciedade após as refeições.

#7 Insira iogurtes em sua dieta

Iogurte é um alimento muito completo e saboroso que cabe em várias ocasiões. Ele pode ser consumido no café da manha, no lanche da tarde, como sobremesa e até em algumas receitas de molhos e bolos.

Ele nada mais é que uma mistura de bactérias boas que, quando ingeridas, diminuem o espaço de bactérias indesejáveis no intestino. Por isso, melhora o funcionamento intestinal, é fonte de cálcio, excelente para os ossos e muito efetivo para uma dieta equilibrada.

Dentre os vários benefícios do iogurte Apreciare está a potencial melhora de humor. As bactérias benéficas desse alimento promovem o aumento de serotonina (hormônio responsável pelo humor) produzida no intestino. Com isso, são maiores as chances de estimular sensações de bem-estar e controle do nível de estresse no organismo.

O resultado disso é que, se você está feliz, consequentemente vai ter menos picos de ansiedade. Resultado geral: reduzirá a ingestão de alimentos não tão saudáveis.

A Apreciare quer colaborar para que você tenha uma vida saudável e sem ataques noturnos à geladeira. Por isso, colocamos à sua disposição diversos produtos lácteos que atendem, inclusive, a consumidores com restrição à lactose e açúcar.

 

E aí, já tomou seu iogurte Apreciare hoje?