Chá de hibisco: como fazer e quais os benefícios?

chá de hibisco

Chá de hibisco: como fazer e quais os benefícios?

O chá é uma das bebidas quentes mais consumidas no mundo, inclusive no Brasil. Por aqui, temos (e inventamos) sabores de chá que fazem inveja à Rainha da Inglaterra. E um dos principais focos de consumo desse alimento é o benefício que ele gera à saúde.

Um dos exemplos clássicos é o chá de hibisco, infusão que caiu no gosto dos brasileiros, principalmente para quem quer emagrecer. Mas não é só na redução de medidas que o chá de hibisco atua…

O hibisco é uma flor de cor avermelhada, originária da Ásia, que se espalhou rapidamente por outros continentes. No Brasil, ela foi trazida na época da colonização, com o objetivo de ornamentar os jardins.

Com o passar do tempo, inúmeras pesquisas em relação à planta identificaram características nutricionais importantes. Foi assim que o hibisco saiu dos jardins e ganhou as mesas. Hoje, sabemos que suas folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. As flores do hibisco possuem polissacarídeos capazes de formar uma fibra gelatinosa ao contato com a água.

Já o cálice da flor contém ácido cítrico, alta concentração de polissacarídeos e flavonoides que protegem o corpo contra os radicais livres. O hibisco também é rico em cálcio, ferro e vitamina C, além de uma quantidade considerável de fibras alimentares.

Para aproveitar todas as substâncias benéficas contidas no chá de hibisco é preciso, primeiro, saber como fazer a bebida. O primeiro passo é: nada de ferver as folhas! O correto é colocar o hibisco em infusão.

Em outras palavras, ferva a água, desligue o fogo, coloque as folhas secas da flor na água, tampe o recipiente e deixe a infusão descansar de 5 a 10 minutos. Depois desse tempo, é só coar e tomar o chá, quente ou frio.

Benefícios do chá de hibisco para a saúde

O chá de hibisco é bem conhecido por seu auxílio no processo de emagrecimento.  Isso é possível porque o cálice da planta Hibiscus sabdariffa, seu nome científico, é um poderoso diurético.

Mas, como dissemos anteriormente, não é só na redução de medidas que o chá de hibisco atua. Veja outros enormes benefícios da bebida para a saúde:

Redução do colesterol ruim

Por possuir níveis elevados de antioxidantes, o chá de hibisco é ótimo para auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim, preservando os vasos sanguíneos e protegendo o coração de possíveis doenças.

Controle da pressão arterial

Por ter ação diurética, o chá de hibisco é recomendado para quem retém líquido, sendo um aliado no controle da pressão alta. Isso porque a planta possui polifenóis que eliminam toxinas, promovem a diurese e tornam o sangue mais fluido.

Proteção do fígado

Devido às propriedades antioxidantes, o chá de hibisco neutraliza os radicais livres. Assim, atua na redução da inflamação hepática e previne problemas no fígado.

Perda saudável de peso

A maior procura pelo chá de hibisco se dá pelo seu efeito emagrecedor. E isso não é só uma modinha para que as pessoas consumam mais o produto: a bebida de fato atua na aceleração do metabolismo, reduzindo a criação das células de gordura no corpo.

Acontece que o chá de hibisco contém altas quantidades de flavonoides e ácidos orgânicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam na queima de gordura corporal. Além disso, a infusão melhora a digestão e previne a retenção de líquidos, o que colabora para a perda de peso.

Somando-se a todos esses benefícios, o chá de hibisco é indicado para diminuir a dor causada por cólicas menstruais, reduzir o estresse, melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e combater infecções fúngicas e bacterianas.

Chá de hibisco não faz milagre!

No entanto, vale um lembrete: seja para perder peso, controlar pressão ou manter a saúde do sistema digestivo, o chá de hibisco, sozinho, não faz milagre. Para que o resultado de sua inclusão na rotina seja positivo, é preciso equilibrar a alimentação como um todo.

Ou seja, além de tomar o chá, quem quer ver os benefícios do hibisco também deve evitar doces e frituras. Ingerir alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, sementes e produtos lácteos, é indispensável durante o processo.

Nesse cenário, o consumo de iogurtes, leite fermentado, kefir e skyr é uma sugestão importante. Afinal, tratam-se de ótimas opções para uma dieta de baixa caloria, que podem ser intercaladas com o chá de hibisco e outras iguarias.

Para a melhor combinação de alimentos, consulte seu nutricionista. E, se precisar dos melhores lácteos para o seu cardápio, a Apreciare possui uma linha completa de produtos para turbinar seus resultados com o chá de hibisco.