Benefícios do Stevia em relação aos adoçantes tradicionais - Apreciare
16780
post-template-default,single,single-post,postid-16780,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Benefícios do Stevia em relação aos adoçantes tradicionais

Benefícios do Stevia em relação aos adoçantes tradicionais

A busca por melhor qualidade de vida vem transformando o comportamento dos brasileiros. Essa mudança pode ser observada na alimentação, já que a procura de produtos mais naturais tem sido bem expressiva.

Nesse grupo de alimentos do bem, alguns se destacam por oferecer múltiplos benefícios à saúde e, ainda, por substituir outros que causam malefícios ao corpo e à mente. Dentre eles está o Stevia, utilizado para evitar o consumo excessivo de açúcar e de outros adoçantes industrializados.

Stevia é uma planta nativa da divisa entre Brasil e Paraguai, que tem uma extraordinária capacidade adoçante, superior em cerca de 300 vezes ao açúcar doméstico.

Por ser natural, o adoçante não faz mal para a saúde, podendo ser utilizado para substituir o açúcar em sucos, chás, bolos e outras preparações doces. Ele também pode ser encontrado em muitos produtos industrializados como sucos, chocolates e gelatinas.

Adoçantes tradicionais

Na hora tomar aquele cafezinho, muitas pessoas preferem utilizar o adoçante para deixar a bebida um pouco mais doce. O que elas querem é manter o sabor do alimento, mas sem ganhar em calorias.  

Em princípio, esse produto era utilizado apenas pelos diabéticos. Contudo, hoje, ele está presente na alimentação de consumidores que querem emagrecer e evitar as calorias presentes no açúcar refinado.

Você conhece as diferenças entre os tipos de adoçante existentes no mercado? Não só para adoçar o café, mas para qualquer produto – inclusive os industrializados?

Vejamos alguns:

Aspartame

É adoçante artificial, com sabor semelhante ao do açúcar e com menos de 4 calorias. O aspartame tem poder de adoçar cerca de 200 vezes mais que o açúcar refinado.

A quantidade máxima que pode ser ingerida por dia é de 40mg/kg. Ou seja, para um adulto, a quantidade equivale a 40 saquinhos ou cerca de 70 gotas por dia. No entanto, o uso excessivo de aspartame pode gerar problemas como dor de cabeça, tontura, náuseas, vômitos, diabetes, déficit de atenção e até convulsões. Algumas pesquisas apontam, inclusive, que o produto pode estimular o aparecimento do mal de Alzheimer e câncer.

Sucralose

É um adoçante artificial obtido no processamento do açúcar convencional, vindo da cana de açúcar ou beterraba. A sucralose não contém calorias e seu poder de adoçar é cerca de 600 vezes maior que o açúcar. No entanto, a substância não é degradada pelo corpo e não serve como fonte de energia.

Pesquisas apontam a associação de sucralose com dores de cabeça e enxaqueca.

Sacarina

É o primeiro adoçante sintético de que se tem notícia, obtido através de dois ácidos derivados do petróleo. Seu poder adoçante é até 700 vezes maior que o açúcar refinado, mas o sabor é amargo. O produto não contém caloria, mas possui alta quantidade de sódio, sendo impróprio para os hipertensos.

Mesmo sendo um adoçante, estudos feitos em animais mostraram que a sacarina pode contribuir para o aumento de peso e obesidade.

Benefícios do Stevia

O adoçante de Stevia serve para adoçar qualquer alimento ou bebida. Além disso, como as suas propriedades se mantêm estáveis a elevadas temperaturas, pode ser utilizado na preparação de qualquer iguaria que vá ao forno.

Outro importante aspecto do adoçante é que 1 grama de Stevia equivale a 300 gramas de açúcar. Dessa forma, não são necessárias muitas gotas para que o alimento ou bebida fique mais doce.

Em comparação aos outros adoçantes, o Stevia possui os seguintes benefícios:

  • Ajuda a regular o apetite;
  • Auxilia na perda de peso, pois não tem calorias;
  • Ajuda a reduzir o desejo por doces;
  • Contribui no controle de problemas como diabetes, hipertensão e obesidade;
  • É metabolizada pelo organismo e não fica acumulada no fígado ou rins;
  • Pode ser adotada por pessoas que têm estilo de vida mais natural como naturalismo e veganismo;
  • Graças aos efeitos diuréticos, o adoçante Stevia também contribui na prevenção e combate à retenção de líquidos e inchaços na região abdominal.

O adoçante a base de Stevia  não possui contraindicação e pode ser consumido por todos aqueles que desejam ter uma vida mais saudável. Por isso, ficamos felizes em te contar que, aqui na Apreciare, usamos esse recurso para adoçar nossas linhas de produtos e trazer mais saúde para sua rotina alimentar.

E aí, você faz uso do Stevia para além dos nossos iogurtes? Utiliza em alguma receita? Conte para a gente como é viver sabendo que existem muitos benefícios na vida doce que você quer – e pode – levar. 🙂

Tags: