Alimentos com cálcio e benefícios para sua dieta

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Alimentos com cálcio e benefícios para sua dieta

O cálcio é um mineral repleto de benefícios para a saúde – e você já deve ter ouvido falar em como ele é essencial para manutenção de ossos e dentes saudáveis. Contudo, consumir alimentos com cálcio vai além disso: ele também é muito importante para o desenvolvimento muscular e para a transmissão dos impulsos nervosos no corpo humano.

Existe uma preocupação ativa com a ingestão de alimentos ricos em cálcio principalmente na infância e adolescência, devido ao desenvolvimento ósseo e muscular, além da dentição, componentes da fase de crescimento. Ao ser ingerido, o cálcio é utilizado por todo organismo, em todas as fases da vida. Assim, adultos também devem continuar se preocupando com a inclusão do mineral na dieta.

Quando a ingestão correta de alimentos com cálcio ocorre durante toda a vida, a pessoa garante reservas do mineral antes de chegar na terceira idade, fase em que podem surgir complicações ósseas, como osteoporose.

Além de dar força aos ossos, outras funções do cálcio no nosso organismo são participar da coagulação sanguínea, transmitir impulsos nervosos e possibilitar a contração muscular.

E, como o cálcio está muito presente no leite e seus derivados, é nesse grupo alimentar que o procuramos mais. E os benefícios desse consumo vão muito além de evitar a osteoporose.

Veja:

 

Controle da pressão arterial

Pesquisas já comprovaram que a ingestão de cálcio e outros minerais auxiliam diretamente no controle da hipertensão. Isso acontece devido à função de “mensageiro” que o cálcio possui na coagulação sanguínea.

 

Produção de gordura corporal

A ingestão correta de cálcio faz emagrecer? Não necessariamente, mas a ingestão de cálcio tem influência direta na produção de gordura.

O mineral atua na formação de ácidos graxos e gordura e possui função enzimática. Assim, é responsável pelo metabolismo de proteínas, atuando tanto na produção quanto na quebra de gordura.

 

Regula a temperatura corporal

O cálcio auxilia na termogênese que regula a temperatura corporal. Além disso, sua atuação na contração muscular auxilia na regulagem da contração cardíaca, ou seja, nas batidas do seu coração. A deficiência de cálcio pode afetar a saúde desse órgão.

 

Ingestão de cálcio na menopausa

Quem disse que mulher é o sexo frágil não entende muito do assunto. Mulher sofre! Prova disso é a menopausa, que influencia diretamente na perda de cálcio nos ossos.

Um adulto deve ingerir em média 1.000mg de cálcio por dia, mas, para uma mulher acima dos 50 anos, a quantidade recomendada é 1.200 mg/dia, já que ela tende a perder mais massa óssea durante a menopausa.

As alterações hormonais causadas pela menopausa afetam diretamente a temperatura corporal e a produção de estrogênio, hormônio que possui função de proteção óssea.

Para reduzir o risco de osteoporose, e até mesmo para evitar alguns tipos de câncer, é recomendado que a mulher faça a ingestão correta de cálcio e vitamina D na fase pré-menopausa. Até mesmo os sintomas desconfortáveis da TPM, como a cólica, pode ser amenizado por uma dieta rica em cálcio.

 

Alimentos ricos em cálcio

A lista de alimentos com cálcio é extensa, mas 70% do cálcio presente hoje na alimentação da maioria dos adultos é proveniente do leite e seus derivados. De fato, os laticínios são uma importante fonte do mineral, que também está presente nos peixes e vegetais.

A facilidade do consumo de alimentos com cálcio através dos derivados de leite é o que torna essas fontes tão populares. Um copo de iogurte por exemplo, pode conter até 450 mg de cálcio.

Outros alimentos com grande quantidade de cálcio por porção são tofu, sardinha, brócolis, espinafre, linhaça, gergelim, amêndoas e ovos.

Fique atento aos principais sintomas da deficiência de cálcio no organismo, que podem ser:

  • dentes e unhas frágeis;
  • queda de cabelo;
  • pele seca;
  • câimbra;
  • taquicardia;
  • contrações musculares involuntárias.

 

Em casos mais graves, podem ocorrer fraturas, insônia e até mesmo convulsões.

Para não passar por isso, procure um médico endocrinologista e faça o levantamento da quantidade de cálcio no seu organismo – e conte com a Apreciare para manter as taxas no patamar ideal, através de uma dieta rica em cálcio e benefícios para sua saúde.