5 dicas para cuidar da saúde no mês da saúde - Apreciare
16925
post-template-default,single,single-post,postid-16925,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

5 dicas para cuidar da saúde no mês da saúde

5 dicas para cuidar da saúde no mês da saúde

Você sabia que abril é o mês da saúde? Em todo o mundo diversas iniciativas são realizadas nesse mês com o intuito de incentivar a população a ter hábitos mais saudáveis e combater o sedentarismo.

A cada ano a OMS (Organização Mundial da Saúde) lança uma campanha diferente. Em 2019, o tema recomendado é a redução global da inatividade física. Ou seja, ações estão sendo tomadas para que as pessoas saiam da sua zona de conforto e fiquem mais ativas, uma vez que é cientificamente comprovado que exercícios físicos prolongam a longevidade e desenvolvem melhor a qualidade de vida.

Para você ter uma ideia, no mundo todo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física em quantidade suficiente para colher seus benefícios – o que resulta, dentre outros fatores, no sobrepeso que atinge boa parte da população.

Mas, para reduzir os níveis de obesidade e outros problemas que atingem nosso organismo, outras práticas precisam ser inseridas no nosso dia a dia. Por isso queremos reforçar o conceito de hábitos saudáveis e recomendar 5 dicas para cuidar da saúde no… mês da saúde. 🙂

E em todos os outros meses do ano, é claro!

1 – Movimente o corpo

Sedentarismo está fora de moda! O alvo agora é movimentar o corpo para se sentir cada vez melhor. Praticar exercícios físicos faz bem para a estética, mas também  proporciona outros tipos de benefícios.

As atividades físicas são democráticas e podem ser realizadas por pessoas de qualquer idade, estando elas sozinhas ou em grupo. Não existe desculpa: se não puder correr uma maratona, faça uma caminhada leve perto da sua casa, jogue vôlei ou marque uma peteca com a turma do condomínio.

Mas, por favor, se você estiver em algum grupo de risco em saúde, visite um médico antes de se aventurar em esportes que exigem mais do corpo!

Estando tudo certo, é só começar e aguardar. Os resultados podem ser percebidos em pouco tempo: praticar esportes melhora qualidade do sono e a disposição física, controla a hipertensão, ajuda na perda de peso e corrige a postura, dentre tantos outros benefícios.

2 – Alimente-se bem

Comer é muito bom, mas tudo em exagero tende a prejudicar, em algum momento, a saúde. O mais importante é equilibrar os horários das refeições e a qualidade do que será ingerido.

Inserir na dieta alimentos ricos em gordura, açúcares ou tratados com agrotóxico pode não ser um bom negócio a longo prazo. Em alguma fase da vida esse mau consumo será refletido em forma de doença.

Para evitar efeitos colaterais, opte por comidas mais naturais, como verduras, frutas, grãos, castanhas e azeite extra virgem.

Outra dica importante, da própria OMS, é introduzir, no café da manhã ou no lanche da tarde, um lácteo – como, por exemplo, o iogurte. Ele é fonte natural de vitamina B12, previne doenças cardiovasculares, cobate o diabetes, fortalece o sistema imunológico e a ainda ajuda a emagrecer.

3 – Consulte-se com um médico regularmente

Uma boa prática para manter a saúde em dia é visitar o médico regulamente. As consultas periódicas são muito importantes para que o profissional consiga acompanhar o seu estado de saúde.

Através de exames de rotinas e checkups completos é possível detectar problemas, avaliar a evolução de cada um deles e propor tratamentos. Por isso, antes de começar uma dieta ou uma atividade física, procure seu médico e nutricionista para que eles possam te indicar as melhores alternativas, de acordo com o seu caso.

4 – Beba água

Ao longo do dia perdemos bastante líquido no corpo, seja em forma de suor ou pela urina. A água perdida precisa ser reposta para levar ao organismo mais nutrientes, através da hidratação.

O recomendado é que um adulto beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Afinal, ela desintoxica o organismo, transporta oxigênio para as células e regula a temperatura do corpo.

5 – Cuide da sua saúde mental

A saúde não passa apenas pelo corpo, mas também pela mente. Muitas pessoas ficam estressadas por pouca coisa e acabam se sentindo mal com mais regularidade.

É certo que vivemos em um mundo bastante conturbado, em que todos parecem  estar sempre apressados. Reservar um tempo só para gente, pra repensar essa correria, é indispensável. Sempre que der, afaste-se um pouco da rotina e realize algo que te faça bem, como dança, ioga, ir ao cinema, levar os filhos ao parque, conversar com os amigo, viajar ou desempenhar outras atividades que liberem energia (alô, exercício físico!) e te façam relaxar.

O mês da saúde é um incentivo para que as pessoas se conscientizem da importância de se cuidar mais. Lembre-se, contudo, que essas ações não devem se restringir apenas a abril: o ideal é ter um ano inteirinho focado em saúde, qualidade de vida e leveza mental.

Precisando de uma forcinha para começar bem o dia? Conte com a Apreciare.